sexta-feira, 27 de julho de 2012

Torneio Olímpico Masculino - Grupo C - Bielorrússia


A classificação para os Jogos Olímpicos pode ser considerada a maior conquista do futebol bielorrusso. Desde a dissolução da União Soviética em 1991, estar em Londres é o maior triunfo já conquistado pelo país de Aleksandr Hleb. Nos últimos anos o futebol da Bielorrússia passou por uma impressionante evolução. "O maior avanço para mim é que uma tendência de futebol moderno passou a ser aplicada em todo o país", comentou o alemão Bernd Stange no ano passado em entrevista exclusiva ao Fifa.comquando ele ainda ocupava o cargo de técnico da Bielorrússia. "Isso significa que começamos a adotar uma filosofia relativamente uniforme desde as seleções de base e desde os clubes de ponta até a seleção principal. Estamos trilhando um caminho bem claro, que também está sendo aplicado pelos nossos jovens treinadores."

O que disse Stange, pode ser exemplificado com as classificações recentes do BATE Borisov para a fase de grupos da Uefa Champions League. Nas temporadas 2008/2009 e 2011/2011, na primeira participação caiu no grupo H, com Juventus, Zenit e Real Madrid. Empatou fora de casa com Zenit e Juventus, empatou em casa com a mesma Juventus. E amargou derrotas em casa para Zenit, Real Madrid e outra fora para o mesmo time espanhol. Ou seja, a primeira participação não foi ruim, dificultou para clubes mais tradicionais.Já na segunda participação, o sorteio não foi dos melhores, afinal, ninguém gostaria de cair numa chave com Milan e Barcelona. Além dos gigantes de Itália e Espanha, o outro representante era o Viktoria Plzeň, que foi coqueluche no futebol tcheco na temporada 2010/2011. Apesar da última posição no grupo H, a boa lembrança do empate com o Milan é guardada pelos torcedores. 

Para 2012/2013 o BATE está na 3º pré-eliminatória da UCL, na 2º passou pelo Vardar, da Macedônia, com um apertado 3 a 2 no jogo de ida e um empate por 0 a 0 no jogo de volta. Agora pega o Debreceni, da Hungria, se passar, estará mais uma vez na fase de grupos da competição de clubes mais importante do mundo. O contrato de Stange terminou no fim de 2011, para ser cargo foi chamado Georgy Kondratyev. Ele comandava a equipe Sub-21 que surpreendeu no europeu da categoria no ano passado quando ficou em terceiro e assim garantiu a vaga em Londres. Kondratyev assumiu a seleção principal e comandará a equipe Sub-23 nos Jogos Olímpicos. A equipe liderada pelo atacante Andrei Voronkov pretente causar ainda mais surpresa. 
Os bielorrussos têm bons motivos para vislumbrar um futuro cada vez melhor no futebol europeu. A campanha nas última eliminatórias para a Uefa Euro 2012 comprova, foram três vitórias, quatro empates e apenas três derrotas, campanha boa se comparada e de outros tempos. "Os meus jogadores ainda não estão aproveitando todo o seu potencial", afirmou Kondratyev em entrevista ao site uefa.com. "Tenho certeza de que a Bielorrússia poderia ter se classificado para a Eurocopa 2012. Vou impulsionar e inspirar os meus atletas." Na fase de grupos do europeu Sub-21 a Bielorrússia terminou empatada em número de pontos com a Islândia, mas passou para a fase seguinte por levar vantagem no confronto direto. Nas semifinais foi derrotada pela Espanha, que no fim seria a campeã, em um jogo dramático decidido apenas na prorrogação. Na disputa do terceiro lugar os bielorrussos venceram a República Tcheca com um gol de Egor Filipenko, garantindo a vaga em Londres. 


Sem poder contar com os irmãos Vyacheslav e Aleksandr Hleb, além de Sergei Krivets, o camisa dez da seleção é um brasileiro. Renan Bressan foi revelado pelo Atlético Tubarão, tem apenas 23 anos, apesar de aparentar ser bem mais velho. Depois de três boas temporadas no Gomel, acabou se transferindo para o BATE, lá já vai para sua terceira temporada. Há seis anos no país, ambientado com o clima e com as tradições locais, o brasileiro aceitou o convite e acabou se naturalizando bielorrusso. Krivets era o camisa dez do BATE em 2008/2009, com a campanha digna na Champions e os bons jogos que fez, transferiu-se para o Lech Poznań, da Polônia, onde jogou com Robert Lewandowski. Recentemente também foi atraído pela grana do futebol chinês e acertou sua transferência para o Jiangsu Sainty. Que a evolução é visível, ninguém discute. O certo agora é seguir o caminho correto de até então, os resultados mostram que a direção está certa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário