quinta-feira, 26 de julho de 2012

Torneio Olímpico Masculino - Grupo B - Gabão


Pela primeira vez na história o pequeno país africano participa dos Jogos Olímpicos, fruto de um bom trabalho na base. Apesar da condição de estreante, a seleção do Gabão chega como campeã do pré-olímpico africano. O título conquistado em dezembro de 2011 encheu os jovens gaboneses de confiança para os novos desafios que virão. "Vamos disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez, depois de trazermos para casa o primeiro troféu da história do Gabão", disse o técnico Claude-Albert Mbourounot. "Isso nos deixa muito orgulhosos, mas ainda queremos mais."






Coorganizada por Gabão e Guiné-Equatorial, a Copa Africana de Nações 2012 foi um bom teste para os atletas Sub-23. Um dos testados foi André Poko, titular nos três jogos da primeira fase, todos vencidos pelo Gabão. Nas quartas de final só foram derrotados por Mali na emoção das penalidades, deixando os torcedores locais cabisbaixos. "A experiência da Copa Africana de Nações será muito positiva para mim e para a seleção nos Jogos Olímpicos", comentou o jovem de 20 anos do Bordeaux. "Os bons resultados foram um passo importante para o futebol do Gabão. Participamos do nosso primeiro grande campeonato e aprendemos bastante."






O principal destaque do time é Pierre-Emerick Aubameyang, atacante de apenas 22 anos que é o melhor atleta da família Aubameyang. Falar sobre o futebol gabonês e não citar as aventuras dos filhos de Pierre "Yaya" Aubameyang. O ex-jogador fez sua carreira toda no futebol francês passou por USM Malakoff, Laval, Le Havre, Toulouse, Nice e Rouen. Com uma surpreendente passagem pelo futebol colombiano, onde defendeu o Junior Barranquilla, Pierre pai ainda teve uma passagem pelo Triestina, da Itália, antes de encerrar sua carreira no Rouen. Yaya tem três filhos que iniciaram suas carreiras nas categorias de base do AC Milan, da Itália. Entre 2001 e 2003, o mais velho, Catilina, após sair do Milan passou por alguns times pequenos dentro da Bota, assim como por modestos times suíços e franceses, hoje é lateral-esquerdo do FC Sapins, time gabonês que está investindo bem no futebol local.


Willy é o segundo filho, sem espaço no Milan, acabou rodando por clubes menores na Itália, na Bélgica e na Escócia. Sem se firmar, hoje ao 25 anos, joga no Sapins FC com seu irmão mais velho que com o atacante e ídolo recente da seleção, Daniel Cousin. Pierre Emerick sempre foi apontado pelo próprio pai como o mais talentoso dos filhos. Sem muitas chances no Milan, rumou para o futebol francês onde passou por vários times. Dijon. Lille, Mônaco, até se firmar no Saint-Étienne. Aonde é respeitado pela torcida que curte suas arrancadas em velocidade! O Gabão está determinado a figurar entre as maiores potências do futebol africano, o treinador Claude Mbourounot, vê nas Olimpíadas uma ótima oportunidade para continuar a ascensão internacional do país. 




Para manter ou aumentar o status da seleção gabonesa, Mbourounot tem como objetivo: "Jogar um futebol bonito, alegre e vistoso", avisou. "Ficaríamos felizes de passar da primeira fase e estar entre os oito melhores." E para ajudar Aubameyang nesse objetivo, o treinador conta também com os bons serviços de Rémy Ebanega, Emmanuel Ndong Mba, Allen Nono e o já apresentado André Poko. No pré-olímpico o Gabão estreou com derrota para o tradicional Egito. E empatou o segundo jogo contra a frágil equipe Sul-Africana. Correndo o risco de eliminação precoce,os gaboneses foram com tudo para cima da Costa do Marfim e conseguiram uma suada vitória por 3 a 1, de virada. E nas semifinais derrotaram o Senegal, que havia liderado o grupo A. Mas não foi fácil, 1 a 0 zero na prorrogação e com muita luta, para na final derrotarem o anfitrião Marrocos. menos mal para os jogadores da África Árabe que a classificação para Londres foi garantida mesmo com a vergonha de perder em casa. 








Fato interessante é que o time não depende exclusivamente de um jogador, na campanha que culminou com a classificação para Londres, seis jogadores diferentes balançaram as redes, só Ndong Mba fez mais gols.Acima dos 23 anos, Mbourounot chamou o goleiro Didier Ovono, que há anos joga na França, onde defende o Le Mans. Na defesa Charly Moussono foi chamado, assim como Bruno Ecuele Manga, zagueiro do Lorient que é um dos mais conhecidos do elenco. E você leitor, o que acha? Será que o Gabão vai encantar nesses Jogos Olímpicos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário