quinta-feira, 26 de julho de 2012

Torneio Olímpico Masculino - Grupo B - Coréia do Sul


Os sul-coreanos marcaram presença em oito Olimpíadas, seis delas de forma consecutiva, retornam a Londres, onde estrearam no cenário olímpico em 1948. Naquele tempo o futebol sul-coreano era muito fraco, portanto, ter chegado às quartas de final já foi um feito. Logo quebrado pela Suécia, que aplicou uma sonora goleada de 12 a 0. Depois disso, só em Atenas 2004, mais de 50 anos depois, que os sul-coreanos retornaram aos holofotes olímpicos. Na Grécia, conseguiram repetir o feito de chegar até as quartas, onde foram derrotados pelo Paraguai, futuro medalhista de prata. Em 2008, em Pequim, na China, não conseguiram passar da primeira fase. No grupo D, ao lado de Camarões, Itália e Honduras, ficaram na terceira posição e caíram cedo.

O ex-zagueiro Hong Myung Bo, lenda viva no país asiático, assumiu o comando da equipe Sub-23 após levar a Coréia do Sul até as quartas de final no Mundial Sub-20 de 2009. No ano seguinte, conseguiu o terceiro lugar nos Jogos Asiáticos. Da equipe que representou o país no Egito, em 2009, alguns remanescentes se destacam. Koo Ja-Cheol é o maior talento dessa geração, tem inspiração de um maestro na armação das jogadas e joga na Alemanha. Ao seu lado, quem mais se destaca é o versátil Kim Bo-Kyung, ex-jogador do Cerezo Osaka, do Japão. Mas que recentemente se transferiu para o Cardiff City, que é do País de Gales mas disputa a segunda divisão inglesa, conhecida como Championship. Com uma defesa forte e um meio-campo competente, as maiores deficiências do time estão no ataque. 

Por isso, Park Chu-Young, jogador do Arsenal, da Inglaterra, se faz presente ocupando umas das vagas para maiores de 23 anos. Na Inglaterra, o jogador de 27 anos ainda não engrenou vestindo a pesada camisa  nove dos Gunners. Conhecido por ter um Q.I. bastante alto, seus feitos com a camisa do Seoul FC, do AS Mônaco, da França, e da seleção o credenciaram a ter essa chance na Premier League. Para o gol, Myong Bo chamou Jung Sung-Ryong, que aos 27 anos é titular da seleção principal. E na defesa quem ganha uma boa chance é Kim Chang-Su, que tem 26 anos e joga no Busan IPark. 




Dos mais jovens, além de Koo Ja-Cheol e Kim Bo-Kyung, os nomes que chamam atenção são Ki Sung-Yueng e Ji Dong-Won. Ambos atuam no futebol britânico, Dong Won, que tem apenas 21 anos, já vai para sua terceira temporada com a camisa do Sunderland. Sung-Yueng já está no Celtic, da Escócia, há três temporadas, indo para a quarta. Seu bom desempenho com a camisa dos Bhoys, já despertou o interesse do Manchester United, que teve um sul-coreano (Park Ji-Sung) que fez sucesso por lá. E recentemente contratou o ótimo japonês Shinji Kagawa, que fez duas temporadas mágicas na Alemanha, defendendo o Borussia Dortmund. Se continuar trilhando esse caminho de sucesso, Sung-Yueng dificilmente ficará na Escócia para a próxima temporada.


Na campanha do pré-olímpico asiático, a Coréia do Sul ficou em primeiro no grupo da terceira fase, com três vitórias e três empates. Marcou oito gols e sofreu apenas dois. Outro dado interessante é que a seleção Sub-23 sul-coreana não perde há 14 jogos. A última derrota aconteceu em 2011, em casa, contra a inferior China, no dia 27 daquele mês de março. Em um grupo com o ascendente Gabão, a desfalcada Suíça e o bom time mexicano, brigar por uma vaga nas quartas é bem viável para o simpático país asiático. E aí, qual é sua aposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário