terça-feira, 31 de julho de 2012

Torneio Olímpico de Futebol - Grupo C - Egito


O Egito já se classificou para os Jogos Olímpicos em 12 oportunidades, sendo que participou apenas dez vezes, desistiu em 1956 e 1980 por motivos políticos. Com exceção de Barcelona 1992, os faraós participaram do período anterior ao limite de idade até 23 anos. Sua melhor colocação foi o quarto lugar, conquistado em duas oportunidades, em Amsterdã 1928 e em Tóquio 1968. O ex-zagueiro de sucesso no futebol egípcio Rany Hamzy, vem conquistando bons resultados desde que assumiu a seleção como treinador em 2009. 
Seu primeiro grande feito foi classificar o time para as Olimpíadas depois de 20 anos ausentes. Perguntado sobre as expectativas do Egito diante do desafio olímpico, o técnico se mostrou otimista. "Não vamos até lá apenas para participar", avisou. A intensa preparação da seleção de Ramzy, com nove amistosos e a participação no Torneio de Toulon, sugere que os faraós estão sonhando alto desta vez. Após a decepcionante ausência da seleção principal na Copa Africana de Nações 2012, cabe aos meninos da sub-23 recuperar a alegria e o orgulho dos torcedores egípcios com uma boa exibição nos Jogos de Londres.


Para tentar fazer um bom papel em Londres, Ramzy confia muito no goleiro Ahmed El Shenawi, bem como também confia nos meias Shehab Ahmed e Mohamed El Neny. O treinador usou muito bem as convocações dos jogadores acima dos 23 anos. Chamou Mohamed Aboutrika, um dos melhores jogadores do país e respeitado pelos companheiros. O habitual camisa 22 do Al Ahly vestirá a camisa cinco nessas Olimpíadas. Outro bom nome escolhido pelo treinador foi Emad Moteab, que aos 29 anos é um dos melhores artilheiros que o país possui. O meia Ahmed Fathi é o outro mais veterano, tem 27 anos e possui experiência no futebol inglês. 
Quem pode despontar bem é o jovem Mohamed Salah, revelado pelo Al Moqaweloon, está há duas temporadas jogando no Basel, da Suíça. Ao lado do zagueiro Ahmed Hegazy, são os únicos da lista que atuam fora do Egito. Hegazy, tem 1,93 m, está na Fiorentina há duas temporadas, nesta que se inicia deve ser melhor aproveitado no time de cima, o mesmo vale para Salah. Das nove partidas disputadas no torneio pré-olímpico, o Egito venceu cinco, empatou uma e perdeu três. Foram 12 gols marcados e seis sofridos. Oito jogadores diferentes balançaram as redes adversárias, Ahmed Sherwida e Marwan Mohsen foram os artilheiros, com três gols cada. Após toda a crise política que o país passou, o massacre de Port Said, o que a torcida e os admiradores mais esperam é um futebol bem jogado. Querem paz acima de tudo, futebol é um negócio rentável, mas também é amor, paixão e muita diversão para os mais variados povos. 


Fonte: FIFA

3 comentários: