quinta-feira, 12 de julho de 2012

Bundesliga - Artilheiro 2011/2012




Klaas-Jan Huntelaar nasceu no dia 12 de agosto de 1983, em Drempt, na Holanda, começou a jogar futebol aos cinco anos em um clube local, o  VV. H. en K, juntamente com seus dois irmãos. Por lá ficou de 1988 a 1994, quando mudou-se para o tradicional, porém modesto, De Graafschap, da cidade de Doetinchem.






Nos Superboeren, permaneceu até 2000, quando migrou para as categorias de base do PSV, de Eindhoven. Foi neste clube, um dos maiores do país, que começou sua carreira como profissional. No entanto, as duas primeiras temporadas não foram nada animadoras, jogou apenas uma vez.




Com o desempenho abaixo da crítica nos Boeren, acabou emprestado ao De Graafschap, onde jogara durante sua puberdade. Por lá também não conseguiu deslanchar, apenas nove jogos, sem balançar o barbante adversário. Assim, acabou emprestado novamente, desta vez  para o AGOVV, da cidade de Apeldoorn. Com a camisa do De Blauwen, começou a deslanchar, na época o clube disputava a Eerste Divisie, também conhecida como segunda divisão. Com a bela camisa azul do clube fundado em 1913, foram 35 jogos e 26 gols na temporada 2003/2004. O AGOVV ainda milita na segundona holandesa, de onde não consegue sair.


O bom desempenho chamou atenção de um clube de médio porte da primeira divisão, conhecida como Eredivisie. O Sport Club Heerenveen, da cidade homônima, o negociou direto com o PSV, que ainda era dono de seus direitos federativos. Descrente no atleta, o time 21 vezes campeão nacional decidiu negociá-lo, não imaginava a ironia que o destino iria prover. Com o manto dos De Superfriezen (Os Super Frísios), Huntelaar foi literalmente um matador. Em uma temporada e meia fez 33 gols em 46 jogos, acima da média para um jogador vindo da segunda divisão. 
Esse desempenho chamou atenção do maior clube do país, o Ajax, de Amsterdam. E nos Godenzonen (Filhos dos Deuses), o "Pato Donald" começou muito bem, manteve-se fazendo gols de todas as maneiras possíveis. Para desespero do PSV, maior rival do Ajax nos Países Baixos, que deu poucas chances ao artilheiro. Com o sucesso logo passou a ter uma alcunha mais favorável do que a de um pato conhecido dos desenhos animados. Passou a ser conhecido como "The Hunter", o caçador em português. Também pudera, em 92 jogos com a belíssima camisa do Ajax, foram 76 gols, marca impressionante. Por mais que saibamos que o campeonato holandês não tem um nível chamado World Class, sem o nível de classe mundial como a Premier League Inglesa, ou a Bundesliga alemã. Hoje a liga holandesa se encontra apenas na oitava posição no ranking da UEFA, perdendo para países como Portugal, Rússia e França. E seguida de perto pela Premier Liha ucraniana, que cresce cada vez mais. Apesar de tudo isso o número de gols é bem respeitável, tanto na segundona como na divisão principal.


Huntelaar não teve desempenho acima do comum apenas em âmbito de clubes, jogou em todas as seleções de base da Holanda a partir da Sub-17. Em 2006 foi campeão europeu Sub-21, foi artilheiro e eleito o melhor jogador da competição. Na época a seleção era comandada por Louis van Gaal, que elogiou muito o jogador. Comparando-o a Marco van Basten e Ruud van Nistelrooij, a frieza que demonstrava dentro da área fazia com que lembrasse os dois craques. Depois de três temporadas de puro sucesso no Ajax, se transferiu para o badalado Real Madrid, maior time da Espanha e um dos maiores do planeta. 

Por lá amargou uma fase ruim, definitivamente o clube espanhol não é bom lugar para holandeses. Wesley Sneijder, Arjen Robben, Rafael van der Vaart e Rudd van Nistelrooij brilharam em vários clubes, mas com a camisa do poderoso Real Madrid estiveram longe do que poderiam apresentar. The Hunter não chegou a ficar um ano no clube merengue, onde fez apenas 20 jogos e nove gols. Apesar do mau desempenho na fraca liga espanhola, o Milan resolveu apostar no outrora artilheiro. Na decadente Serie A italiana, também não obteve êxito, decepcionando quem apostava que no clube italiano fosse reviver seus bons tempos no futebol holandês. Foram apenas 25 jogos e sete gols durante a temporada 2009/2010. 
Insatisfeitos com o desempenho do jogador, os italianos não dificultaram sua saída para o alemão Schalke 04, um dos clubes de massa do país. Nos Azuis Reais os gols voltaram, a torcida do Schalke não tem do que reclamar de se seu principal atacante. A vaga para a Champions League, a artilharia da Bundesliga 2011/2012 com 29 gols não me deixam mentir. Huntelaar formou boa dupla com Raúl González, que é um dos maiores goleadores das competições europeias e aqui no Brasil é visto como um caneludo pelos pachecos. Com a camisa azul são 56 jogos e 37 gols, nada mal, hum?
Huntelaar é o maior artilheiro da história da seleção Sub-21 holandesa, 20 jogos e 18 gols que impressionam. Com a seleção principal são 55 jogos e 31 gols, marca respeitável, por mais que pessoas que não o conhecem bem ou o viram jogar poucas vezes o apelidem de "Ruimtelaar" ou baranga holandesa. Contudo, se não é um primor técnico, compensa com bom posicionamento e muita raça, dando o sangue pelo time que defende. Aos 28 anos, já mostrou estar abaixo dos jogadores que compararam a ele. Marco van Basten e Ruud van Nistelrooij foram craques, o que Huntelaar não é. Mas está longe de ser um perna-de-pau! Prova disso é que está próximo de ultrapassar os 35 gols que Nistelrooij fez pela seleção, já deixou Van Basten para trás, superando os 24 gols, por mais que o antigo matador tenha encerrado sua carreira mais cedo, devido a inúmeras lesões. Agora resta esperar pelos gols que virão na temporada 2012/2013, assim espera a gigante torcida do Schalke. 


Nos vídeos abaixo, os gols que lhe renderam a artilharia do campeonato alemão e outros gols pelos clubes que defendeu durante sua carreira. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário