domingo, 15 de julho de 2012

Pachequismo ou Eurocentrismo? Que tal nenhum dos dois?

Ainda tem gente que vem me criticar dizendo que sou eurocêntrico, que babo-ovo para europeus. Não dá para comparar o nível! O campeonato Alemão hoje é infinitamente melhor que o brasileiro. Quem negar isso está profundamente fora da realidade. Igual esses boçais que vibram ao ler ou ouvir o fraco André Rizek chamando o Robin van Persie de André Lima holandês. Sério, dá para acreditar? O holandês foi artilheiro do campeonato mais difícil do mundo, a Premier League inglesa. Fez 28 gols e encantou com atuações estupendas. Melhor ser eurocêntrico do que ser nacionalista babaca. Amo meu país, mas nem por isso fecharei os olhos para o que acontece ao redor do globo e achar que aqui tudo é uma maravilha. Um dos piores males do brasileiro é esse! Somos vistos lá fora como um bando de índios alegres! "Brasil, o país do futebol." Poupe-me de viralatismo (se é que essa palavra existe) às avessas! Para entender um pouco mais, indico esse texto: 

http://www.artefatocultural.com.br/portal/index.php?secao=colunistas_completa&id_noticia=665&subsecao=73&colunista=Adriano+de+Paula+Rabelo

O grande Nelson Rodrigues gostava de abordar o tema, que do ponto de vista dele concordo plenamente. O mais correto é o equilíbrio. Não acho que o futebol europeu seja infinitamente superior. Os campeonatos de lá são melhores porque a nata do futebol mundial está por lá. Simples! No texto indicado, você vai perceber uma certa dose de pachequismo ou nacionalismo exacerbado. Em um trecho o autor chega a dizer: 

"Há alguns meses, por três times da Inglaterra terem chegado às semifinais da Liga dos Campeões da Europa, nosso jornalismo esportivo, em sua quase unanimidade, passou a exaltar o famigerado futebol inglês – com seus chutões, suas correrias desabaladas e seus carrinhos – como o melhor do mundo. Babou-se muito elogio vira-lata ao jogo coletivo, à velocidade, ao preparo físico, à organização tática dos ingleses. Ao mesmo tempo, criticou-se o baixo nível técnico do Campeonato Brasileiro deste ano, o nivelamento dos times etc., etc. Parece que havíamos retornado ao tempo das crônicas de Nelson, com todos os ingredientes da abjeção que motivou seus textos. Para usar uma imagem cara ao grande escritor, até um paralelepípedo reconhece a superioridade ululante do futebol brasileiro sobre o europeu. Menos os “entendidos” em futebol."

Eu li famigerado? O_O

Achei essa parte bastante infeliz, pois há anos que o futebol inglês não é assim. Quando tinha Peter Crouch no ataque, era inevitável ao ver o jogador de dois metros na área, evitar alçar uma bola. Pois nos últimos anos o futebol da Terra da Rainha mudou bastante. Ou Michael Owen, Wayne Rooney Aaron Lennon, Theo Walcott, Daniel Sturridge, Frank Lampard, Steven Gerrard e Jack Wilshere são ou foram jogadores ruins? Nenhum deles têm a característica trombadora que o autor propõe! Se chegou a ler tudo, faça sua reflexão e tire suas conclusões. 

Não sou pacheco e também estou longe de ser eurocêntrico. Gosto de futebol bem jogado, não interessa se o jogador nasceu no Sri Lanka, na Somália ou em alguma ilha da Oceania ou do Caribe!

Para conhecer melhor o termo pachequista, indico este texto de Emmanuel Macedo:

http://blog.opovo.com.br/gol/pachequismo-esporte-clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário