segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vale a pena?


Até que ponto vale a pena abrir mão do Campeonato Brasileiro na busca por um título da Libertadores? Não é de hoje, temos inúmeros exemplos, um mais recente é o Fluminense, que em 2008 foi finalista da competição sul-americana e deixou o Brasileirão de lado, atuando com os reservas. Com as derrotas usando os suplentes o time passou a maior parte do campeonato na zona de rebaixamento. No fim acabou na 14º posição, com 45 pontos, um a mais do que o primeiro rebaixado naquele ano, o Figueirense. Como o time abriu mão do campeonato nacional em 2008, acabou sem vaga para a Libertadores do ano seguinte. O clube entrou numa má fase e se salvou em 2009 num milagre pouco visto no futebol. Este é o ponto! Será que jogadores profissionais não conseguem atuar duas vezes por semana? Ganhando salários imorais, se formos pensar que vivemos num país cheio de contrastes como o Brasil. Será mesmo que tais atletas tão bem preparados não sejam capazes de jogar quarta e domingo? Há o que se pensar, contusões, suspensões são naturais, cabem aos clubes montarem elencos com jogadores ao menos próximos do nível dos titulares.

Neste ano de 2012 Santos e Corinthians estão indo por este mesmo caminho, ambos mais concentrados na Libertadores, estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após cinco rodadas. Pior para o Corinthians que é o lanterna e já vê outros times se afastando. O Peixe já mereceu críticas pelo ano de 2011, quando após ser campeão da Libertadores ficou se preparando para o Mundial de Clubes, fazendo inúmeros testes. Testes? Todos já não sabiam qual era o time do Santos? O resultado foi um time despreparado e mal organizado contra o Barcelona. E a goleada já esperada por aqueles que olham o futebol sem nacionalismo barato, só não foi pior porque o time espanhol diminuiu o ímpeto. Muitos ufanistas chegaram a ter a audácia de falar que Neymar é melhor que Messi, ou que os europeus tremem ao enfrentar os brasileiros no Mundial, falácia! Talvez se o Santos tivesse jogando sério no Brasileirão, tivesse criado mais dificuldades para o Barcelona, então melhor time do mundo. Mas não, o que se viu foi um time nervoso, aparentemente desentrosado e fora de ritmo.

O São Paulo está nas semifinais da Copa do Brasil e não poupou jogadores na maioria de seus jogos. Caso seja eliminado no difícil jogo que terá contra o Coritiba, o Campeonato Brasileiro ainda poderá ser conquistado. O tricolor está na sexta posição, a quatro pontos do líder, que atualmente é o Vasco. O Coritiba poupou, o que é compreensível, já que não tem o mesmo poder midiático e financeiro de clubes paulistas. Por isso não tem condições de ter um elenco grande e recheado de peças de reposição. O mesmo vale para Palmeiras e Grêmio. O clube gaúcho até que investiu bastante esse ano, mesmo assim, dentro de campo o time ainda não apresentou um futebol convincente. O Palmeiras com dificuldades financeiras optou por não poupar jogadores no embate contra o Vasco, na Arena Barueri. Correu riscos, inclusive perdeu Luan, um dos jogadores que o treinador Luis Felipe Scolari mais admira. E Marcos Assunção, principal jogador do time saiu com dores, mas não deve ser problema para o segundo e decisivo jogo contra o Grêmio.

Enfim, abrir mão do Campeonato Brasileiro quando se é campeão da Libertadores é válido? Será que passar o segundo semestre inteiro treinando no principal campeonato nacional é viável? Este que vos escreve acha que não, enxerga a situação como desrespeito aos torcedores. Com a sua opinião? Faça valer seu espaço e comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário