sábado, 16 de junho de 2012

Artilheiros pelo Mundo!

Na intenção de mostrar mais sobre a carreira de alguns jogadores, o Bateu é Gol fará um especial sobre os artilheiros das ligas mais importantes ao redor do globo. Para facilitar vamos começar pela Europa, onde a maioria dos campeonatos está de férias e volta só no início de agosto. No dia primeiro de julho acaba a Eurocopa e os clubes vão começar a acelerar a montagens de seus elencos. Muitas transações interessantes já aconteceram, devagar vamos informando. Vamos começar seguindo o ranking de coeficientes da UEFA, na ordem de cada país. Neste caso, o primeiro artilheiro a ser citado é o holandês Robin van Persie, que viveu temporada maravilhosa com a camisa do Arsenal na Premier League.


Ainda muito jovem Robin van Persie já chamava atenção nas categorias de base do Feyenoord, principal clube de Roterdã e um dos principais de seus país. Estreou no profissional na temporada 2000/2001, em três anos foram 61 jogos e 15 gols. Sua notável habilidade com a perna esquerda e a precisão de seu chute fizeram com que Arsène Wenger se interessasse pelo então prodígio holandês. Van Persie esteve presente nas seleções de base mais importantes de seus país. Entre 1999 e 2001 foram 14 jogos com a sub-17 e 14 gols marcados. Com a Sub-19 fez 11 jogos entre 2001 e 2003 e balançou as redes três vezes. Com a Sub-21 foram apenas seis jogos de 2004 a 2006, apenas um tento anotado. Com a seleção principal são 69 jogos e 30 gols marcados, uma marca respeitável para um atacante que é chamado aqui no Brasil de o André Lima holandês.

Trinta foi o número de gols que marcou com o Arsenal na última temporada, em 2011/2012, com a camisa 10 do time londrino o atacante ficou em quarto na lista de jogadores que mais fizeram dois gols em um único jogo nessa temporada que passou. Perdendo apenas para seu companheiro de seleção Klaas-Jan Huntelaar, Lionel Messi e a sensação do campeonato turco Burak Yilmaz. Ficou na quinta posição entre os maiores artilheiros na temporada passada. Perdendo para Lionel Messi que marcou incríveis 50 gols na liga espanhola, Cristiano Ronaldo que marcou 46 na mesma liga, Burak Yilmaz com seus 34 gols no campeonato turco e o também holandês Bas Dost, grandalhão que marcou 31 gols a serviço do Heerenveen. Ficou em sétimo na lista entres os jogadores que mais fizeram um hattrick, expressão em inglês usada para denominar quem marca três gols num só jogo. O campeão nesse quesito se chama Cristiano Ronaldo.

Veja os alguns dos 30 gols de Robin van Persie e tire suas conclusões, será que André Lima é capaz de fazer o que ele fez? Fuja dessa imprensa pachequista e corra da patriotada, afinal talento não tem nacionalidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário