quarta-feira, 13 de junho de 2012

Panorama da Primeira Rodada - Grupo C


Espanha 1 x 1 Itália

Os espanhois são os principais favoritos ao título europeu, os italianos com aquele eterno clichê de quanto pior o time esteja mais se supera. Podemos dizer que esse foi o jogo mais interessante sob o ponto de vista tático. Cesare Prandelli escalou Daniele De Rossi como líbero, e o jogador romanista não decepcionou jogando muito. A escalação de Mario Balotelli ao lado de Antonio Di Natale talvez fosse a melhor opção. Mas o ótimo treinador italiano escolheu Antonio Cassano para fazer dupla com o marrento "Super-Mario".
Quem assustou primeiro foi o time italiano, numa cobrança de falta, Andrea Pirlo bateu bem, no canto inferior direito de Iker Casillas que efetuou bela defesa. Em seguida Cassano recebeu em velocidade e finalizou com perigo, assustando o ótimo goleiro espanhol. O jogo seguiu e a primeira boa chance da Espanha surgiu dos pés de Andrés Iniesta, que finalizou de fora da área e Gianluigi Buffon caiu bem para fazer a defesa. Fàbregas teve boa oportunidade cara a cara com Buffon, mas Leonardo Bonucci se jogou na bola e a desviou para escanteio. No fim do primeiro tempo Casillas ainda fez um defesa difícil numa cabeçada do ítalo/brasileiro Thiago Motta.

A Fúria voltou com mais vontade e logo no comecinho do segundo tempo Fàbregas e Iniesta levaram muito perigo ao gol de Buffon. Passado o susto, Balotelli teve um grande chance de abrir o placar, mas demorou para definir e foi desarmado por Sergio Ramos. Irritado com a displicência de Balotelli, Prandelli colocou Di Natale no jogo. Não demorou muito e o rápido artilheiro da Udinese recebeu lançamento sensacional de Andrea Pirlo e abriu o placar, dando força ao clichê manjado. Nem deu muito para comemorar, três minutos depois David Silva deu um passe açucarado e Fàbregas não perdoou.
Fernando Torres entrou na parte final da partida, muitos esperavam que Del Bosque o escalasse desde o começo, ou até mesmo Fernando Llorente. Ficou claro que mesmo com Fernando Torres numa das piores fases de sua carreira, só o fato de ter uma referência melhorou muito o time espanhol. O atacante do Chelsea perdeu dois gols que nos tempos de Liverpool balançaria as redes na certa. Veremos o que Del Bosque planeja para o jogo contra a Croácia. Abaixo, os lances do jogo:



Irlanda 1 x 3 Croácia

O time irlandês treinado pelo italiano Giovanni Trapattoni, aos 73 anos o mais velho a treinar um time na história da competição, estava há 14 jogos sem perder. Esse número seria relevante se seu grupo nas eliminatórias tivesse algum adversário de bom nível. Afinal, ficar nove jogos sem perder contra Andorra, Armênia, Eslováquia e Macedônia não é mais que a obrigação. Os eslovacos que por sinal decepcionaram bastante diga-se de passagem. Já Goran Pandev não tem como carregar um time inteiro nas costas e sofre com sua seleção, que não tem outros jogadores próximos da qualidade do carequinha do Napoli. A única seleção forte que a Irlanda pegou foi a Rússia, de quem perdeu por 4 a 1 e empatou por 1 a 1 nos dois jogos entre eles. Assim a Rússia se classificou com sobras em primeiro. Dentre esses 14 jogos que a Irlanda ficou invicta, houve uma vitória por 2 a 0 contra a Itália em um amistoso. Mas voltando ao que interessa, o forte dos Garotos de Verde é um sistema defensivo bem armado e contra-ataques rápidos e os famosos cruzamentos para área. Mas no tempos atuais eles não possuem mais Tony Cascarino e Niall Quinn para cabecear a bola.

O limitado Kevin Doyle tem apenas 1,80 m e sofreu no meio de Vedran Ćorluka (1,93 m) e Gordon Schildenfeld (1,91m). Slaven Bilić surpreendeu ao escalar Mario Mandžukić ao lado de Nikica Jelavić, o esperado era que Eduardo da Silva iniciasse o jogo. Mas no decorrer da partida a opção pelo jogador do Wolfsburg se mostrou acertada. Após confusão na área a bola sobrou para ele que cabeceou de longe, Shay Given que caminhava para o lado contrário tentou voltar a tempo, encostou na bola mas não foi suficiente para impedir o gol croata. Alguns minutos mais tarde Ćorluka cometeu falta boba perto do bico da grande área. E os irlandeses são bons nesse tipo de jogada, então a bola lançada por Aiden McGeady encontrou a cabeça do zagueiro central Sean St. Ledger, que empatou o confronto. Luka Modrić arriscou um chute de fora da área, em princípio, Jelavić estaria impedido, mas como recebeu um presente do fraco Stephen Ward o impedimento foi descaracterizado, e com toda a categoria que tem, o jogador do Everton deu apenas um toquinho por cima de Given. 


Na primeira parte do segundo tempo Mandžukić acabou guardando mais um na sua especialidade, que é o cabeceio. Ivan Perišić, fez um belo cruzamento, na medida, e Given teve azar, pois a bola bateu na trave e não entraria, mas resvalou em sua cabeça e balançou o barbante. Trapattoni talvez devesse pensar na hipótese de escalar Darren O'Dea no lugar de Stephen Ward para fortalecer um pouco aquele setor. Foi isso, curta como foi o jogo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário