sexta-feira, 15 de junho de 2012

Panorama da Segunda Rodada - Grupo D


Ucrânia 0 x 2 França


A forte chuva que caiu em Donetsk paralisou o esperado jogo entre Ucrânia e França, até para ver o real nível de ambas seleções. Depois de 53 minutos de espera a bola rolou novamente, os franceses tinham um claro domínio técnico da partida. O primeiro tempo foi muito truncado, as duas equipes se estudando muito e arriscando pouco. No segundo tempo o nível do jogo melhorou consideravelmente, os times voltaram afim de decidir logo a parada. A única jogada de perigo dos ucranianos foi do ídolo Andriy Shevchenko, que num contra-ataque deixou Adil Rami na saudade e quase fez um golaço! Andriy Pyatov efetuou no mínimo três defesas difíceis, evidenciando a qualidade maior do time francês. Mathieu Debuchy se firmou bem na lateral-direita e Yohan Cabaye caiu como uma luva no meio-campo formado por Laurent Blanc. O ex-zagueiro campeão mundial em 1998 está fazendo um grande trabalho, reestruturando e renovando um time que já estava sendo alvo de muitas piadas. Fez bem ao tirar Florent Malouda, que há muito tempo não joga nada, Blanc parece ter enquadrado Jérémy Menéz. O atacante irritava com sua fome, por ser individualista ao extremo, no jogo de hoje se mostrou um mais solidário aos companheiros.


Oleh Blokhin fez mudanças interessantes no time, ao descolar uma vaga para Oleh Gusyev como lateral-direito melhorou bastante aquele lado do time. Fez bem ao colocar Serhiy Yarmolenko aberto pela direita e Yevhen Konoplyanka pela esquerda, ambos têm boa técnica e dão trabalho aos zagueiros adversários. Com a aposentadoria de Andriy Nesmachnyi é bom ver que alguém se firmou por pelo lado esquerdo da defesa, se Yevhen Selin não é brilhante, ao menos faz bem seu papel defensivo. Nesmachnyi reinou absoluto durante anos na esquerda da seleção e do Dynamo Kyiv, foram 289 jogos com a camisa do maior clube do país e 66 com a seleção, números de respeito. O que fica nítido ao olhar para defesa ucraniana é a falta que Dmytro Chygrysnkiy faz. O jogador entrou em desgraça depois de uma passagem sem sucesso pelo Barcelona e não consegue se livrar das intermináveis lesões que atrapalham e muito sua carreira. Blokhin optou por Yevhen Khacheridi, mas o gigante de 1,97 m é muito lento e limitado. Yaroslav Rakitskiy já demonstrou com a camisa do Shakhtar que é muito mais jogador que o atual camisa 3 da seleção azul e amarela. Com certeza a qualidade da defesa seria bem maior se ele estivesse ao lado de Taras Mikhalik, o ex-meia fez muito ao recuar para zaga. Onde se firmou a ponto de desbancar Andriy Rusol, zagueiro costumeiramente convocado e um do melhores do país.


Andriy Voronin não pode mais ter cadeira cativa na seleção, felizmente Blokhin sabe disso, tanto que voltou para a segundo tempo com o sérvio naturalizado ucraniano Marko Dević (ou Devich em ucraniano). O jogador que transferiu-se recentemente para o Shakhtar até tem certo recurso no drible, depois de duas temporadas no modesto Volyn FC e oito com a camisa do ascendente Metalist o jogador que também sabe fazer a função de meia mereceu a transferência para um clube maior. Uma opção mais viável para jogar ao lado de Shevchenko é Yevhen Seleznyov, artilheiro das duas ultimas edições da Premier Liha ucraniana. Inexplicavelmente ainda não entrou em campo neste europeu, outro que merecia uma chance até mesmo como titular é Oleksandr Aliyev. O meia do Dynamo Kyiv é bom na bola parada, tem um bom chute de média distância. O carequinha Serhiy Nazarenko está muito bem, sai jogando com qualidade e tem bom passe, essa com certeza desse ser uma dúvida na cabeça de Blokhin. Como jogo se desenhou hoje, seria melhor Devich ter entrado no lugar do Konoplyanka que estava muito mal, assim Seleznyov entraria na frente ao lado de Sheva. Não foi isso que aconteceu, a derrota de 2 a 0 obriga os ucranianos a vencer a Inglaterra, que fez um grande jogo contra a Suécia. 

Por outro lado, a França que desde 2006 não vencia um jogo numa competição importante parece estar se encontrando. Quase fez o terceiro gol numa bela trama, depois de trocar vários passes e colocar a Ucrânia na roda, o chute de Cabaye acabou acertando a trave. Naquele momento o time francês chegou a lembrar a Espanha, foi bonito o time girando a bola de pé em pé. Como os vários veículos da imprensa esportiva já noticiaram, essa foi a primeira vitória da França numa competição com o peso da Euro sem Michel Platini ou Zinedine Zidane em campo. Veremos o que acontece na última rodada!



Mais aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário