sexta-feira, 11 de maio de 2012

Liga Europa


E o título ficou mesmo com a "filial", venceu o time que teve os nervos no lugar, teve cabeça e soube controlar o jogo. Radamel Falcao García foi corajoso ao deixar o Futebol Clube do Porto para embarcar na aventura que é o Atlético de Madrid. Clube que ainda busca voltar a ser grande, tem história, tradição e camisa. Ano após ano o a equipe vem crescendo de forma gradativa. Portanto, Falcao acabou mostrando que tomou a decisão certa. Manteve seu bom nível, é um jogador admirável, tem bom controle de bola, é muito bom no jogo aéreo, tem boa técnica e dribla com inteligência. Por esses motivos, foi o principal jogador dos Colchoneros nessa Liga Europa. Inclusive, terminou como o artilheiro, com 12 gols marcados.


Los Leones pareciam sentir a pressão de há anos não conquistarem um título importante. No Campeonato Espanhol é praticamente impossível desbancar Real Madrid e Barcelona. Então o jeito é focar mesmo em competições com a Copa do Rei - está na final contra o Barça - e na Liga Europa. Mas ao contrário do que vinha acontecendo nas fases anteriores, o time do argentino Marcelo Bielsa não esteve inspirado. Jogadores importantes como Fernando Amorebieta, Ander Herrera e Markel Susaeta demonstravam um nervosismo acima do normal. Óscar de Marcos e Iker Muniain erravam muito, dessa forma o matador Fernando Llorente pouco pôde fazer, já que a bola não chegava.


O fato de o Atleti ter saído na frente logo aos seis minutos de jogo complicou o time de Bilbao. O golaço de Falcao foi elogiado no twitter por jogadores como Carles Puyol e Gerard Piqué. Na tentativa de buscar a reação o Athletic variou jogadas e formações, mas se desequilibrou psicologicamente. E isso atrapalhou bastante, o time tentava jogadas com pressa e de forma atabalhoada. E o Atlético de Madrid se mostrava firme no jogo. O uruguaio Diego Godín e o brasileiro João Miranda formam um defesa bem consistente. Arda Turan e Gabi estão jogando uma bola redondinha no meio-campo, Adrián López está numa grande fase e Eduardo Salvio está jogando fácil, quando sai do banco.


Diego Simeone vem se mostrando um treinador melhor do que o jogador violento que foi. Pegou o barco andando e aos poucos foi organizando o time. O brasileiro Filipe Luís se firmou na lateral-esquerda e o espanhol Mario Suárez na direita. Essa é uma das grandes qualidades de Simeone, dá confiança aos jogadores. O goleirão belga Thibaut Courtois se mostrou bem acima da média, se pensarmos que o jogador de apenas 20 anos e 1,98 m parecia um veterano consagrado no gol do Atleti. Campeão belga com o Racing Genk, Courtois chamou atenção de vários clubes. Contratado pelo Chelsea, da Inglaterra, acabou emprestado ao Atlético. Se chegará perto do que foram Michel Preud'homme e Jean-Marie Pfaff é difícil saber, o grandalhão é bastante promissor.


Por esses e outros motivos o Atlético de Madrid mereceu bastante seu bi-campeonato na segunda competição mais importante da Europa. Ao Athletic, resta tentar o milagre de desbancar o Barcelona na final da Copa do Rei.


Grande campeão: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário