sexta-feira, 11 de maio de 2012

Libertadores - Quartas-de-final definidas



Passadas as oitavas-de-final, vamos analisar tudo o que aconteceu de maneira mais imparcial possível.
Comecemos pelo duelo entre brasileiros nesta fase, Internacional e Fluminense fizeram um jogo bem truncado na partida de ida, em Porto Alegre. Diego Cavalieri defendeu bem a cobrança de pênalti de Jesús Dátolo, e assim a partida terminou 0 a 0. Para o jogo de volta no Rio, o Fluminense obviamente tinha um certo favoritismo, até por ter o melhor elenco do futebol brasileiro. Mas foi o Internacional que abriu o placar e complicou a vida dos cariocas. A melhor qualidade do time de Abel Braga falou mais alto, tão alto quanto subiu Leandro Euzébio para empatar o jogo. E Fred, atacante festejado pela torcida do Flu, fez o gol da classificação.

Boca Júniors e Unión Española fizeram dois jogos bem movimentados, com muitos gols, estádios acanhados, torcida próxima do campo, ingredientes que encantam inúmeros torcedores. E o time chileno deu trabalho ao argentino. Que no jogo de ida conseguiu uma vitória apertada e com um gol no fim. O 2 a 1até que não foi um resultado ruim para os comandados de José Luis Sierra. Na volta, no acanhado mas simpático estádio Santa Lara, os hispanos pressionaram bastante, mas não foram capazes de superar a tradição do Boca Juniors. No agregado, 5 a 3 para o time argentino, não ficou feio. E Sierra se mostrou um treinador promissor!

Os dois jogos entre Deportivo Quito e Universidad de Chile foram incríveis, primeiro pela surpreendente goleada por 4 a 1 dos equatorianos no jogo de ida. Mostrando que a altitude influencia demais e negativamente o adversário. La U há tempos não sabia o que era levar tantos gols assim, muitos até imaginaram que uma eliminação precoce pudesse acontecer. Eis que no jogo de volta, no Chile, o Ballet Azul resolveu dar uma aula de futebol. Com show de Junior Fernandes e Henríquez Iturra, dois gols para cada. Eugenio Mena e Marcelo Díaz ainda guardaram o deles. Ángelo Henríquez Iturra é prata da casa dos Azules, fruto de um bom trabalho. O 6 a 0 incontestável impõe respeito e o próximo adversário que se cuide.

Cruz Azul e Libertad, esse foi o jogo que menos chamou atenção da mídia em geral, dois times pragmáticos. Os Cementeros não muito motivados, afinal, chegar na final e ser campeão não vale nada para eles. Culpa da dona Conmebol, mas essa é uma outra discussão, vamos ao jogo. O empate por 1 a 1 no México já mostrou que os paraguaios dariam trabalho, a grande qualidade desse time é a luta, a garra e o baixinho José Ariel Núñez. Em Assunção, o Libertad conseguiu um 2 a 0 sem muitos sustos, Núñez e Cáceres, que são os melhores do time individualmente fizeram os gols.

Emelec e Corinthians fizeram um jogo amarrado em Guayaquil, o time equatoriano fez tudo o que pôde para atrapalhar o brasileiro. Inclusive usando de artifícios nada agradáveis ou aceitáveis, em pleno 2012 o time visitante tomar banho de xixi e cusparadas dos torcedores equatorianos é um cúmulo. Sem contar que impediram que o Corinthians treinasse no gramado, enfim. Essa é mesmo a grande competição Sul-Americana que dizem? Mas deixando a várzea de lado, vamos ao futebol. Defensivamente o Timão esteve impecável. Cássio, substituindo Júlio César se mostrou muito tranquilo, frio, chegava em todas as bolas cruzadas em sua área. O ataque ficou devendo, e muito! O Emelec se beneficiando de um juiz caseiro, tentou, dentro de suas grandes limitações técnicas, alguns chutes de longe, inclusive, acertando a trave. No jogo de volta o que já era esperado aconteceu, aos 7 minutos o Corinthians já vencia. Controlou o jogo como quis, poderia ter feito um placar bem mais elástico, mas falhou demais nas finalizações.

Vasco e Lanús fizeram um jogo até interessante, o time brasileiro já parecia satisfeito quando os Granate diminuíram o placar para 2 a 1, através do uruguaio Mario Regueiro. A torcida cruz-maltina não gostou, vaiou, reclamou bastante do treinador Cristovão Borges. Já se imaginava que o jogo na argentina fosse encardido, sabemos como é que funciona Brasil x Argentina! E foi exatamente o que aconteceu, o Vasco até que começou bem. O golaço de Nilton dificultou e muito as coisas para o time argentino. Mas sabe como é, garra não falta para esse povo brigador. E nas falhas do ótimo Fernando Prass, Mariano Pavone e Teófilo Gutiérrez viraram. Nas penalidades, o time brasileiro tinha jogadores mais capacitados e experientes, as cobranças de Juninho e Felipe foram emblemáticas. Vascão nas quartas!

No duelo entre Bolívar e Santos, lá em La Paz, os torcedores bolivianos utilizaram de muitos artifícios para atrapalhar o Peixe. Mas só o que atrapalhou foi mesmo a altitude, pois na bola, não dá para o time boliviano. Neymar levou pedradas e 'laranjadas', dentre outras coisas que só os jogadores podem definir melhor. Na volta, jogando na Vila Belmiro, deu pena do Bolivar, 8 a 0 para o Santos, fora o show de Neymar, Elano e Ganso, dois gols para cada um. Alan Kardec e Borges também guardaram um golzinho cada. Fica a dica, vamos jogar bola e esquecer esses absurdos vistos no Equador e na Bolívia!

O Atlético Nacional, da Colômbia, foi uma das gratas surpresas da fase de grupos dessa Libertadores. Jogando um futebol envolvente e bem ofensivo, marcando muitos gols, principalmente com Dorlan Pabón.
Eis que surgiu pela frente o tarimbado Vélez Sarsfield, clube argentino e muito acostumado a jogar a Libertadores. E o El Fortín não se intimidou com o estádio Atanasio Girardot lotado, venceu por 1 a 0 e levou uma boa vantagem para Argentina. Por lá, até que se tranquilizou com o gol de Augusto Fernández. Numa bela cobrança de falta, Luis Fernando Mosquera empatou para os colombianos. O confronto até ganhou ares dramáticos, mas o Vélez soube controlar os nervos e mereceu a classificação!

E as quartas-de-final ficaram assim:

Boca x Fluminense
Vasco x Corinthians
Vélez x Santos
Libertad x Universidad de Chile

Agora sim o bicho vai pegar, jogos bem interessantes!
Palpites: Boca, Corinthians, Vélez e Universidad de Chile
E aí? Qual é sua aposta? Deixe seu palpite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário