quarta-feira, 9 de maio de 2012

Liga Europa 2012

Nesta quarta-feira acontece a grande final da Liga Europa 2011/2012.
Comecemos pelo clube que só existe por causa de seu adversário na final, em Bucareste.
O Atlético de Madrid nadou de braçada num grupo bem miscigenado, com italianos, escoceses e franceses.
Logo no primeiro jogo, vitória por 2 a 0 contra o Celtic. No segundo, empate por 1 a 1, contra o Rennes, na França. Na partida seguinte, contra uma inspirada Udinese, derrota por 2 a 0, na Itália. Na volta um impiedoso 4 a 0 lavou a alma dos Colchoneros. Na Escócia, no jogo de volta contra o Celtic, mais uma vitória, 1 a 0.  Finalizando a fase de grupos, recebeu e venceu o Rennes por 3 a 1 e se garantiu na primeira posição com 13 pontos.

Nos 16 avos de final, o Atleti conseguiu uma grande vitória em Roma, contra a Lazio. 3 a 1 que praticamente eliminou os italianos da competição, na volta, nova vitória do time espanhol, 1 a 0, gol de Diego Godín. Nas oitavas contra o Beşiktaş, atropelou o time turco sem dó nem piedade, 6 a 1 no placar agregado. No primeiro jogo o argentino Eduardo Salvio esteve bastante inspirado, fez dois gols, o outro foi marcado por Adrián López, que está jogando bem com a camisa rojiblanca. Na volta, Adrián, Salvio e Radamel Falcao fecharam de vez a tampa do caixão turco. Na quartas-de-final até sofreu um pouco, o 4 a 2 no agregado engana, afinal foram dois jogos bem duros contra os alemães do Hannover 96. Salvio, Adrián e Falcao marcaram os quatro gols do confronto.

Nas semifinais, uma improvável goleada contra o Valencia acabou acontecendo, minando logo de cara as pretensões do time de Jonas. Falcao mais uma vez demonstrou todo seu faro de artilheiro e fez dois gols, um deles de rara beleza. Miranda e Adrián López ainda fizeram mais dois, o gol de Jonas havia empatado a partida, quando o Atleti abriu 4 a 1. No fim, o zagueiro português Ricardo Costa ainda diminuiu, aumentando um pouco as esperança para o jogo de volta no Mestalla. Em casa, o Valencia bem que tentou, pressionou bastante, só que o Atlético de Madrid soube controlar bem o jogo. E o gol de Adrián López na primeira parte do segundo tempo matou de vez os valencianos.

E assim o Atlético de Madrid poderá enfrentar na final, o clube de onde se originou...



                                               


O time símbolo do nacionalismo basco pode comemorar e muito o feito de chegar a essa final. Não que a equipe seja ruim, como de fato, não é. O clube que se orgulha por ao lado de Real Madrid e Barcelona nunca ter sido rebaixado na Espanha, tem mais motivos para comemorar. Os bascos, que não aceitam jogadores que não sejam dessa região, encontraram em um estrangeiro maluco a solução de muitos problemas. Você deve estar pensando, como assim a solução é um louco? É que este é Marcelo 'El Loco' Bielsa. O argentino ganhou este apelido por montar times com formações bem diferentes dos padrões da maioria. Escala times no 3-3-1-3, que varia de acordo com o adversário em questão, confundindo a marcação e jogando um futebol que envolve o oponente.

No grupo F, o Athletic tinha pela frente Paris Saint-Germain, Slovan Bratislava e Red Bull Salzburg, logo de cara já se imaginava uma briga entre franceses e bascos pelo primeiro lugar. O PSG, com muito dinheiro e contratações era visto como um dos favoritos ao título da competição. No futebol, dinheiro não resolve tudo, o que comprova essa tese é a classificação do Salzburg, time austríaco patrocinado pela conhecida bebida energética. Los Leones sofreram um pouco na primeira partida, mas venceram o Slovan Bratislava, na Eslováquia. Muniain e Susaeta foram os destaques neste jogo. O esperado jogo contra o PSG aconteceu e para decepção de quem esperava uma disputa mais equilibrada, o Athletic venceu com facilidade. Igor Gabilondo e novamente Susaeta foram os autores dos gols.

No primeiro jogo contra os austríacos, um empate inesperado, Fernando Llorente marcou duas vezes de pênalti. Mas Roman Wallner e o brasileiro Leonardo Santiago não deixaram que uma festa acontecesse em pleno San Mamés. Na Áustria, o jogo foi truncado, mas o gol solitário de Ander Herrera aos 37 do primeiro tempo foi suficiente para conseguir a magra vitória. No jogo de volta contra os eslovacos do Slovan, o esperado era uma vitória tranquila. Não é que os eslovacos deram trabalho? Óscar de Marcos e Markel Susaeta marcaram os gols da vitória, Filip Sebo descontou. Já classificado, o Athletic se deu ao luxo de escalar um time reserva contra o PSG, em Paris. 

Os franceses precisavam muito de gols para ultrapassar o melhor saldo que os austríacos do Salzburg tinham. Sendo assim, foram para cima com muita vontade! Mas o ótimo lateral-esquerdo Jon Aurtenetxe tratou de jogar um balde de água fria nos franceses logo aos 4 minutos de jogo. Mas Javier Pastore e Matthieu Bodmer viraram a partida. No começo do segundo tempo David López em bela jogada individual empatou novamente. Já no fim Iñigo Pérez acabou fazendo um gol contra, colocando os franceses na frente. E ainda houve tempo para Guillaume Hoarau fazer de pênalti, o gol que definiu os 4 a 2 já no segundo tempo. De todo modo, os quatro gols não foram suficientes e o Paris Saint-Germain acabou eliminado já na fase de grupos. Contrariando os prognósticos, quem foi disputar o 16 avos-de-final foi o Salzburg.

Contra o Lokomotiv de Moscou os comandados de Bielsa sofreram bastante, conseguindo a classificação pelo gol fora. Iker Muniain chegou a abrir o marcador para o time basco aos 31 do primeiro tempo, mas no segundo tempo Denis Glushakov e Felipe Caicedo trataram de garantir a vitoria russa. Na volta no San Mamés, jogo truncado, brigado, mas quem se saiu bem novamente foi o baixinho Muniain, autor do gol da classificação. Nas oitavas, nada mais, nada menos que o poderoso Manchester United, vindo de campanha decepcionante na Champions League. Por mais que o clube inglês estivesse desmotivado, não é sempre que é derrotado em pleno Old Trafford. Rooney abriu os trabalhos, Fernando Llorente empatou e Óscar de Marcos virou o jogo. Já no apagar das luzes ainda houve tempo para Muniain fazer mais um, e Rooney nos acréscimos diminuir. 

Na volta, de Marcos e Llorente trataram logo de espantar os Diabos Vermelhos, Rooney até diminuiu o prejuízo, pouco adiantou. Na Alemanha, contra o Schalke na Veltins Arena lotada, Los Leones praticamente garantiram sua vaga nas semifinais logo no primeiro jogo. Llorente abriu o placar para os bascos, mas logo em seguida o interminável Raúl González Blanco empatou e virou o jogo com dois belos gols. Mas Llorente marcou seu segundo gol e de Marcos colocou novamente o time em vantagem. Já nos acréscimos, Muniain fez mais um de seus golzinhos importantes e calou de vez a fanática torcida dos Azuis Reais. Em Bilbao o que se viu no jogo de volta foi um movimentado empate por 2 a 2. O artilheiro holandês Klaas-Jan Huntelaar fez o primeiro para os alemães. Mas o ótimo Ibai Gómez tratou logo e igualar o marcador. Raúl colocou o clube alemão novamente em vantagem, o time azul pressionou bastante e por pouco na fez o terceiro. Mas com o gol de Markel Susaeta as coisas voltaram para seus devidos lugares.

Na semifinal com o Sporting Clube de Portugal, os bascos acabaram perdendo a primeira partida no José Alvalade. Gols do argentino Emiliano Insúa e do espanhol Diego Capel, este que está devendo, perto do que esperavam dele. Jon Aurtenetxe descontou para o Athletic, demonstrando suas qualidades ofensivas. Na volta, com La Catedral lotada, Llorente, Susaeta e Ibai Gómez jogaram muito, um gol para cada um. O holandês Ricky van Wolfswinkel guardou o seu, mas de nada adiantou e com méritos, o clube basco mereceu chegar a essa final.

E agora leitor? Qual é o seu palpite? Matriz ou filial?
Façam suas apostas, nesta quarta saberemos a resposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário