terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Libertadores 2012 - Jogo 1



No dia 24/01/2012 começa a primeira fase da Taça Libertadores da América, este blog vai analisar time por time. Com destaques, curiosidades, chances de cada time e também a pretensão de cada equipe na competição. Começamos com o Jogo 1 da primeira fase, mais conhecida no Brasil como Pré-Libertadores ou Fase Prévia. O confronto entre Arsenal de Sarandí, da Argentina e Sport Huancayo, do Peru, dará início a competição mais importante da América do Sul.



O jovem time, fundado em 07 de fevereiro de 2007 chega para sua primeira Libertadores após ser o terceiro colocado no campeonato peruano. O Rojo Matador, não tem muitas pretensões na competição, e passar pelo Arsenal de Sarandí já seria um grande feito. Mas a cidade de Huancayo fica a 3 mil metros de altitude, o que pode favorecer o time que decide o segundo jogo em casa. Então um bom resultado na Argentina é fundamental para uma eventual classificação. Em tese, o time argentino é favorito, mas pelo futebol que as duas equipes vêm jogando, uma classificação peruana não seria surpresa. 

O elenco é pequeno, e o maior destaque é o capitão Johan Sotil, trata-se de um jogador já rodado, com experiência no futebol belga, onde defendeu Westerlo e FC Brussels. Aos 29 anos, Sotil não é de fazer muitos gols, além da experiência internacional em clubes, possui também uma convocação para a seleção peruana. O responsável pelos gols é Miguel Mostto, o atacante foi bem com as camisas de Coronel Bolognesi e Cienciano, onde marcou 86 gols entre 2002 e 2007. O que chamou atenção do Barnsley, pequeno clube inglês, na Terra da Rainha porém, Mostto não foi bem, marcou apena um gol em 14 partidas. Após isso voltou por empréstimo ao Coronel Bolognesi, onde começou a despontar, não foi bem, rodou por alguns clubes, entre eles o próprio Barsnley e só voltou a jogar bem com a camisa do Sport Huancayo onde vem marcando seus golzinhos. Em seu currículo ainda tem dez convocações para a seleção, marcou apenas um gol.

O paraguaio Blas López, meia de 27 anos que já rodou por diversos clubes no Paraguai, também é um jogador que merece ser citado. O atleta que defendeu as seleções sub-17 e sub-20 em seu país é um dos responsáveis pelos muitos gols que o time vermelho de Huancayo vem fazendo. Não à toa, a equipe teve o melhor ataque do Descentralizado, outra marca expressiva é a de equipe que aplicou o maior número de goleadas na competição, seis no total. Em seu elenco a equipe conta ainda com o atacante André Advíncula, que é irmão de Luís Advíncula, uma das gratas revelações recentes do futebol peruano, inclusive fez um boa Copa América em 2011. Seus dribles e jogadas em velocidade infernizam os zagueiros. Se André não tem a mesma qualidade técnica do irmão mais famoso, no mínimo o sobrenome desperta curiosidade. Com certeza ele espera ser notado mais por suas qualidades, vejamos do que é capaz!


Como já era de se imaginar, o time é muito novo, tem apenas um título no currículo, a Copa do Peru 2008, logo no segundo ano de existência. Feito memorável!
Em 2010 participou da Copa Sul-Americana, em 2012 vai tentar vôos mais altos, e conseguir uma vaga na fase de grupos da Libertadores seria um grande feito para um clube que está perto de completar apenas cinco anos de existência. Quem viver verá!

O Arsenal de Sarandí é um pequeno time dos arredores de Avellaneda, conhecido também por ser o time dos irmãos Grondona, Héctor e Júlio, o segundo inclusive, é presidente da AFA, a CBF deles. Lá como cá, as críticas sobre ele são grandes. E claro, a maior delas é a perpetuação no poder, que não é saudável em nenhum âmbito da sociedade.O fato de ter dormido no sorteio da Copa, realizado aqui no Brasil mostra bem que futebol em si não é prioridade para este senhor! Mas vamos falar do esporte mais popular do mundo, o que mais nos interessa, não é mesmo? O clube fundado em 11 de Janeiro de 1957, perambulou nas divisões inferiores da Argentina na maior parte de sua história. Inclusive conquistou dois títulos, o primeiro em 1962, Primera D, que é a quinta divisão. Em 1964 conquistou a Primera C, correspondente à quarta divisão. 

O Arsenal de Sarandí como já era de se imaginar foi criado em alusão ao Arsenal, da Inglaterra, e as camisas usadas pelo time são baseadas nas vestimentas de outros três times. A faixa diagonal é inspirada na bela camisa do River Plate, já as cores foram escolhidas numa espécie de homenagem aos outros dois clubes de Avellaneda, os maiores e mais conhecidos, Racing Club e Independiente.  A equipe conseguiu a vaga na Libertadores por ter sido o time argentino de melhor campanha na Copa Sul-Americana. Mas o futebol apresentado na segunda metade de 2011 não agradou. O jogo feio, baseado na força e na tradicional raça argentina não agrada de forma nenhuma aqueles que admiram um futebol mais vistoso. Mas em 2007 esse estilo de jogo foi o bastante para vencer a Copa Sul-Americana. E assim ganhar uma vaga na bizarra Copa Suruga Bank, jogo único disputado contra o campeão da Copa do Imperador do Japão. Competição também conquistada pela ascendente equipe argentina, que tenta se firmar ao menos entre os médios do país.

O maior destaque da equipe é sem dúvidas Luciano Leguizamón o rodado camisa 10 é habilidoso e não muito raramente deixa seus companheiros na cara do gol. Leva perigo também com seus dribles curtos e cobranças de falta sempre venenosas. O jogador de 29 anos iniciou a carreira no Gimnasia Concepción, do Uruguai, na argentina teve rápida passagem por River Plate, sem sucesso. Fora do país jogou nas divisões inferiores da Espanha pelo modesto Poli Ejido. Jogou uma parte da temporada 2008/2009 no Al Ittihad, emprestado pelo Arsenal, também não se destacou no gigante saudita. Retornou para "casa" na temporada 2009/2010. A equipe argentina deve sofrer bastante coma perda de seu principal atacante, Iván Óbolo rumou para o Vélez Sársfield, onde foi revelado, e aos 29 anos e com muitos times no currículo decidiu por retornar ao quintal de casa. Deixando assim a torcida com saudade, afinal foram 34 gols nas duas passagens pelo clube.

Outros bons destaques são os zagueiros Lisandro López e Guillermo Burdisso. O primeiro não tem parentesco algum com seu homônimo que defende o francês Lyon. O segundo esteve na Roma, jogando ao lado de seu irmão, Nicolás Burdisso, que é da seleção argentina. López inclusive, fez um golaço de bicicleta que foi um dos candidatos a vencer o troféu Ferenc Puskas, mas quem ficou com o troféu foi o brasileiro Neymar, por aquele gol contra o Flamengo no Brasileiro 2011. Em todo caso, nada mal para um zagueiro.
Com a saída de Óbolo, a responsabilidade de Leguizamón aumentou, mas ele terá ajuda de Juan Pablo Caffa e Juan Manuel Cobo, ambos com 27 anos e experiência na Espanha. E também de Emilio Zelaya, que até então não repetiu as boas atuações da época de Rosário Central. Se não chegar outro atacante,o jeito é ir na velha raça mesmo!

O vencedor do Jogo 1 entra no Grupo 4 e se junta a Boca Juniors - ARG, Fluminense e Zamora - VEN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário