quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Libertadores 2012 - Jogo 6




Ranking Conmebol: 52º (23/01/2012)
Participações Anteriores: (1971, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 1994, 2006, 2011)
Melhor Colocação: Final (1975)
Como se classificou:  2º melhor pontuação na temporada 2011


Nacionalmente a Unión Española é um clube respeitado, conquistou o campeonato chileno em seis oportunidades. Mas em âmbito internacional não possui nenhuma coquista, seu ápice foi em 1975 quando foi derrotada na final pelo Independiente, da Argentina, clube que detém sete conquistas da Libertadores.
O clube treinado por José Luis Sierra, aquele mesmo meia habilidoso e exímio cobrador de faltas que passou pelo São Paulo, conta com muitos argentinos em seu elenco para surpreender. Os maiores destaques são o meia Mauro Díaz e o atacante Emanuel Herrera. Um serve e o outro faz os gols, simples não? No gol o experiente Eduardo Lobos (jogou anos na Rússia) passa a segurança necessária para uma defesa relativamente rodada.

Rafael Olarra, já com seus 34 anos é uma boa opção pela lateral-esquerda, de vez em quando até quebra uma de zagueiro. Bastante experiente, já rodou por Espanha, Israel e Argentina.
Além dos argentinos já citados, no elenco ainda existem mais dois, Emiliano Vecchio e Jaime Sebastián. Vecchio inclusive, contratado pelo Corinthians em 2009, foi repassado ao Grêmio Barueri, lá não obteve destaque algum. Retornando assim para seu país, jogando pelo Defensores nas divisões inferiores argentinas chamou atenção de Los Rojos. Dos 'nativos' Jean Paul Pineda, Rodolfo Madrid e Braulio Leal merecem uma menção honrosa. Não vai ser nada fácil passar pelo Tigres, que após quase 30 anos, conquistou novamente o campeonato mexicano. Se chegar a final como nos anos 70 parece inimaginável, quem sabe ao menos fazer bom papel na fase de grupos? Tudo é possível!





Ranking Conmebol: 129º (23/01/2012)
Participações Anteriores: 2 (2005, 2006)
Melhor Colocação: (Quartas-de-Final 2005)
Como se classificou: 3º melhor colocado da fase classificatória do Apertura 2011

Os clubes mexicanos passaram a integrar a Libertadores da América à partir de 1998, o que causa controvérsias até hoje. Afinal de contas, caso um clube azteca vença a competição, não pode representar o continente no Mundial de Clubes (a partir de 2000) ou na falecida Copa Intercontinental no fim de cada ano. Em 2001, o Cruz Azul chegou a final, caso vencesse, a vaga ficaria com o Boca Juniors, que felizmente foi campeão e evitou maiores discussões. Ou a Concacaf acaba de vez se fundindo com a Conmebol, ou é melhor parar com essa bobagem de times filiados a outra federação jogarem uma competição organizada pela Conmebol. Pois até esportivamente não tem sido benéfico, muitas vezes os clubes mexicanos estão mais concentrados no campeonato local ou na Champions League da Concacaf, mais conhecida como Concachampions. Essa sim dá vaga no Mundial de Clubes ao campeão, e por lá os mexicanos dominam amplamente. A liga americana (MLS) cresceu bastante, o clubes estão mais fortes. Mas fora dos Estados Unidos são presas fáceis para os mexicanos que todo ano garantem um representante no Mundial. Em raras exceções aparece um Deportivo Saprissa, clube que é um dos maiores da Costa Rica. Muito se falou em incluir equipes americanas na Libertadores, a própria Conmebol se mostrou favorável, inclusive estipularam este ano para que essas equipes fossem convidadas. Mas a competição já está em andamento e nada mudou nesse sentido.

Mas o texto era para ser sobre o Tigres não? Sempre é importante tirar algumas dúvidas e informar o leitor. O time campeão do Apertura 2011 tem uma boa defesa, com Carlos Salcido e Juninho, aquele mesmo que se destacou no Botafogo, mais por suas cobranças de falta que pelas atuações na defesa. Salcido depois de anos no Chivas, se destacou na Copa do Mundo 2006 e se transferiu para o PSV, da Holanda. Após passagem rápida pelo Fulham, da Inglaterra, retornou ao seu país e mantém seu ótimo futebol. Vai bem nas duas laterais e como zagueiro é confiável, tem velocidade e boa recuperação. Mas não só os citados formaram uma das melhores defesas do futebol mexicano. José Castro, Hugo Ayala, Éder Borelli e Jorge Torres Nilo, todos eles já possuem convocação para a seleção principal ou sub-20 do México. Com esses dados dá para se imaginar que muito do sucesso da equipe passa por um defesa cheia de talento.

Apesar da boa defesa o time é bem ofensivo, com o argentino Lucas Lobos e o chileno Héctor Mancilla.
O meio-campo é entrosado e joga de forma bem consistente o que dificulta bastante para o adversário. A grande perda foi o meia-atacante brasileiro Danilinho, que retornou ao Atlético Mineiro por empréstimo.
Mas o ataque sul-americano não fica devendo, Mancilla, inclusive, foi artilheiro do Clausura 2009 com 14 gols. O treinador dessa boa equipe é o brasileiro Ricardo Ferretti, que já está no México há muitos anos, desde os tempos de jogador. E aí, qual é sua aposta?


Palpite: Tigres

Nenhum comentário:

Postar um comentário