quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Libertadores 2012 - Jogo 2




O jogo 2 da primeira fase da Libertadores 2011 coloca frente a frente Real Potosí - BOL e Flamengo - BRA. Num jogo com certa polêmica, se você pensou na altitude, acertou! O estádio Victor Agustín Ugarte é o mais alto do mundo, os 3960 metros do nível do mar prejudicam a absorção de oxigênio no corpo de jogadores que não estejam ambientados ao ar rarefeito, isso obviamente favorece os atletas locais. Apesar de todas as polêmicas nos últimos anos, com jogadores precisando de tubos de oxigênio ao lado do gramado para buscar um ar, o Real Potosí não abre mão de jogar em casa, com toda razão. Que culpa os bolivianos têm de sua localização geográfica? É uma situação complicada.




Garanto que não é piada, mas o Real Potosí foi fundado no dia 1º de abril de 1986, depois acabou se fundindo como o time do Banco Minero (Bamin), time fundado em 20 de outubro de 1941. Passando a se chamar BAMIN Real Potosí. Como você pode notar, o distintivo do clube lembra muito o de um gigante do futebol mundial. O espanhol Samuel Blanco (atual presidente da instituição) renomeou o clube homenageando seu time do coração, fazendo clara referência ao Real Madrid, tanto no nome como no distintivo. O time boliviano tem apenas dois títulos em sua história. O Apertura 2007 e a Copa Simón Bolívar, que entre 1960 e 1976 era considerado o campeonato nacional da Bolívia. Com a criação da Liga de Futebol Profissional Boliviano a Copa Simón Bolívar só voltou a ser disputada em 1989, desde então é a segunda divisão no país.

Para um time que não é um dos maiores da Bolívia, até que o Real Potosí tem alguma experiência internacional, já disputou a Libertadores em cinco oportunidades e a Copa Sul-Americana em 2007.
Conseguiu a vaga na Libertadores 2012 após ser vice campeão do Torneio Adecuación.
Os maiores destaques são, na defesa, os paraguaios Claudio Centurión e Henry Lapczyk e o nativo Dani Pachi. Lapczyk já defendeu as cores do Olímpia, maior clube de seu país, além de uma passagem pelo chileno CD Huachipato. Pachi que apesar dos seus 1,66 de altura joga na defesa, usa a camisa 10 e já tem 13 convocações para a seleção boliviana, o que não significa muito. O clube ainda tem mais três estrangeiros, os meias Guillermo Chena, Ramiro Fergonzi e Sebastián Carrizo, todos argentinos. Nem sempre ser argentino é sinônimo de qualidade como jogador. Poderiam ser quatro hermanos se o centro-avante grandalhão Maximiliano Alvares não tivesse rumado para o Central Córdoba, time que disputa divisões inferiores na Argentina. 

Então a responsabilidade cai nos pés de três jogadores, todos ofensivos, são eles: Nelson Sossa, Gerardo Yecerotte e José Luis Ortíz. O primeiro já foi convocado para a seleção boliviana em cinco oportunidades, marcou um gol. O segundo tem 26 anos, 3 convocações e 1 gol pela Bolívia. Ortíz foi muito jovem para a Alemanha jogar no Bayern de Munich. Ficou alguns anos no Bayern Munich II, onde marcou cinco gols em 28 jogos. Posteriormente acabou emprestado ao Saarbrücken, que hoje se encontra na terceira divisão alemã, não deixou saudades. Passou pelo NK Nafta Lendava da Eslovênia, jogou no Uruguai, na seleção Sub-20 e tem apenas um jogo pela seleção principal. Ficou claro que não é o jogador que os alemães esperavam que fosse. E assim, o clube tentará desbancar o Flamengo, com o reforço da altitude. Mas cá entre nós, difícil a essa missão. Os clubes já se enfrentaram em 2007, quem não se lembra dos jogadores do Flamengo se arrastando em campo? Implorando por oxigênio! Portanto o time brasileiro sabe bem o que vai enfrentar, o jeito é não levar goleada lá, que no Rio o Flamengo é franco favorito. 





Depois de um 2011 decepcionante, o clube carioca conseguiu a vaga na Libertadores 2012 por ter sido o quarto colocado no Campeonato Brasileiro. O time campeão em 1981, disputará a competição pela 11º em sua história. Além do título no ano mais glorioso do clube, o Flamengo chegou a duas semifinais. 
Saiba mais sobre as outra participações aqui!
No começo do ano passado a torcida do Flamengo ficou eufórica, não era para menos, afinal de contas um dos maiores craques recentes havia sido confirmado como reforço do clube. Não só Ronaldinho Gaúcho, como também Thiago Neves, o argentino Darío Bottinelli. O começo foi ótimo, campeão invicto do Campeonato Carioca, uma grande série de jogos sem perder. Era só festa, "Bonde do Mengão sem Freio", um funk feito em homenagem ao clube, entre outras coisas. Eis que não se atentaram para o fato de que o clube estava invicto pois não havia enfrentado ninguém. Quando jogou com os outros três grandes do Rio, tomou sufoco e venceu algumas nos pênaltis. Na Copa do Brasil, quando enfrentou um time minimamente organizado, foi eliminado. 

Mas a farsa ainda perdurava, o melhor ataque chamava mais atenção do que o fato de ser o time que mais empatava no Campeonato Brasileiro. As dancinhas de Ronaldinho, ao lado de companheiros mais animados como o liso Negueba, faziam a alegria do povão. Após os gols o ex-jogador do Barcelona ficava "Parado na Esquina", comemorando fazendo alusão a um outro funk. Houve também aquele inesquecível e memorável jogo contra o Santos, onde o Flamengo conseguiu um vitória de virada por 5 a 4 bastante improvável. Ronaldinho comeu a bola neste jogo, fazendo os críticos implorarem por sua volta a Seleção Brasileira, lugar onde nunca se destacou como esperado. A não ser que você conte com aquele gol sem querer nas quartas de final da Copa de 2002. A perda da invencibilidade mostrou que o "SuperFla" não era tão poderoso assim. E os 10 jogos (parado na esquina) sem vencer no campeonato implodiram de vez as chances de título do clube carioca. No fim das contas, a vaga na Libertadores acabou servindo como prêmio de consolação.

Dirigentes aqui no Brasil precisam entender que campeonatos estaduais não são parâmetro para nada. Devem sim, ser encarados como uma pré-temporada, para ir encaixando novas peças, entrosando os jogadores e ajeitando o time taticamente. Se pintar um título, nada mal não?
Um pena ver um jogador como Ronaldinho, ainda jovem para os padrões do futebol atual estar totalmente desmotivado. Está pouco ligando para o clube que defende, seus interesses são claramente egocêntricos.
Só quer saber de grana, mulheres, festas, e quando não tem mulheres fica exibindo seu órgão sexual pela internet. Joga bem quando quer, e olhe lá, outros que realmente se matam, dão sangue pelo clube são pouco falados. Como Leonardo Moura, Airton e Willians, o monstro que não acerta um passe, mas na sua função primordial é ótimo. Para este ano o Flamengo está tendo muitas dificuldades para certar com Thiago Neves, que interessa o Fluminense. O Al Hilal da Arábia Saudita, dificulta bastante, tumultuando o ambiente, querendo mais dinheiro para selar de vez a transação. E o Fluminense afirmou que tinha chegado a um acordo com o jogador. Ele e seu empresário negaram prontamente, ratificando o interesse em permanecer no Rubro-Negro. Outro sonho da presidente Patrícia Amorim é Vágner Love, o presidente do clube russo, Evgeny Giner liberou o jogador, desde que o clube interessado pague os 14 milhões exigidos. 
O Flamengo chegou a enviar uma proposta oficial, mas não foi aceita pelo clube russo, que quer mais grana.

Com as dificuldades citadas, de concreto mesmo até agora só as chegadas de Itamar e Magal. O desconhecido lateral-esquerdo que disputou a Série B com a camisa do Americana fez bons jogos e chamou atenção do Rubro-Negro. Veio de um clube que originalmente é o Guaratinguetá, mas um grupo de empresários levou o time para a outra cidade do interior paulista, hoje o clube já voltou a ser o popular Guará! Para o bem do futebol, não vejo com bons olhos esses times itinerantes, sem identidade. Itamar despontou bem no Brasil com a camisa do Goiás, o que o levou ao Palmeiras e posteriormente ao São Paulo. O jogador revelado pelo Cruzeiro e com passagem pelo Iraty do Paraná, retorna ao Brasil depois de quase 10 anos. Jogou na Coréia do Sul por seis anos, três anos no México, esteve emprestado ao Al Rayyan, do Catar. Lá formava dupla de ataque com Afonso Alves, era treinado por Paulo Autuori. Trata-se de um jogador de bom posicionamento, típico centro-avante, bom no jogo aéreo. Ele poderá rivalizar com Jael "O Cruel", na tentativa de ganhar a vaga de Deivid, que faz muitos gols, mas também perde outros incríveis.

Alguns jogadores retornaram de empréstimo e podem ser úteis para Vanderlei Luxemburgo, são os casos de Camacho, Fabiano Oliveira e Paulo Sérgio. O primeiro é jogador de meio-campo e foi bem atuando pelo Bahia. O segundo apareceu bem, defendeu seleções brasileiras de base, mais um atacante de área. O terceiro já fez boas partidas com a camisa do Mengão mas nunca conseguiu se firmar. Na pior das hipóteses pode ser útil pelos lados do campo. De resto os torcedores do Flamengo podem comemorar pela base mantida, além de jovens promissores como Thomás, o goleirão César, Luiz Antônio e Luiz Philipe, conhecido como Muralha. Luxemburgo mostrou estar levando bem a sério a preparação, sem a velha prepotência brasileira no futebol. Parece que a lição do Deportes Tolima foi bem compreendida não só pelo Corinthians, mas pelos outros clubes brasileiros. Não dá para subestimar ninguém, o negócio é ter comprometimento.

O Flamengo está fazendo sua pré-temporada em Londrina, no Paraná. Nesta quinta-feira 12/01, fez um amistoso (saiba mais aqui) contra o time que leva o nome da cidade e teve dificuldades, o que é natural no começo de temporada. O time escalado por Luxemburgo foi: 
Felipe, Léo Moura, Welinton, Alex Silva, Junior César, Luiz Antônio, Aírton, Willians, Renato Abreu, Ronaldinho e Deivid.
Na segunda etapa o "pofexô" mudou todo o time e observou para tirar suas conclusões, jogaram:
Paulo Victor, João Felipe, Gustavo, David Braz, Magal; Vitor Hugo, Muralha, Bottinelli, Negueba (Camacho); Itamar e Jael.
Luxemburgo espera a definição do caso Thiago Neves, se ficar deve entra no lugar de Luiz Antônio. E Bottinelli com o golaço de ontem, pode colocar o treinador em dúvida. Renato Abreu ou Botti?

No domingo, dia 15, o Flamengo tem outro amistoso pela frente, desta vez contra o atual campeão brasileiro. Após o jogo contra o Corinthians, o time carioca deve ir para São Paulo, fica um dia por lá e embarca para Sucre, na Bolívia. Onde começa sua preparação para o confronto com o Real Potosí. O jogo é no dia 25/01, mas como todos sabem, é necessário chegar antes para se adaptar ao ar rarefeito. Em Potosí, o maior adversário deve ser mesmo a temida altitude.

O vencedor do Jogo 2, entra no Grupo homônimo, onde já estão definidos Olímpia - PAR, Emelec - EQU e Lanús - ARG. Não se pode dizer que é um grupo fácil, mas não chega a ser assustador. Bom ver o gigante Olímpia de volta após alguns anos ausente da Libertadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário