segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Libertadores 2012 - Jogo 4







Ranking Conmebol: 88º ( 23/01/2012)
Participações Anteriores: 18 (1968,1973,1974,1975,1977,1978,1979,1983,1984,1985,1987,1993,1995,1997,2000,2001,2002,2003,2004,2006,2007,2012)
Melhor Colocação: (Primeira fase)

O El Nacional do Equador conseguiu a vaga como terceiro melhor colocado no campeonato local.
La Maquina como a equipe é chamada pelos seus torcedores, tem tradição em revelar muitos jogadores.
Vários dos nomes de maior destaque do futebol equatoriano saíram das 'canteras' do clube ou passaram por lá em algum momento da carreira.
Walter Ayoví, Christian "Chuchu" Benítez, Féliz Borja, Segundo Castillo, Agustín Delgado, Antonio Valencia (jogador do Manchester United), Édison Méndez e Christian Lara. Todos eles com alguma relevância nunca antes vista no futebol equatoriano. Méndez e Delgado foram fundamentais para a classificação de La Tri para a Copa do Mundo Coreia/Japão 2002. Apesar de não passar da primeira fase, foi uma ótima experiência para um país que evolui no esporte. Tanto é que se classificou para a disputa também em 2006.

O time que é um dos maiores do país, não conquista o campeonato nacional há quase seis anos, o que incomoda e muito seus torcedores mais fanáticos. Mas a classificação para a Libertadores foi comemorada, por mais que seja ainda na fase preliminar. Ao olhar o adversário, logo o apontam como favorito. Não à toa, pois o time paraguaio (Libertad) vem fazendo boas campanhas na competição mais importante da América do Sul. El Equipe Militar já teve em seu elenco o folclórico Michael Jackson Quiñonéz, aquele mesmo que passou pelo Santos e não deixou saudades. Os torcedores fanfarrões do El Nacional costumavam chamá-lo de Rey del Pop, em alusão ao seu homônimo já falecido.
Edmundo Zura, que era o principal atacante da equipe na campanha que culminou na vaga para a Libertadores, rumou para os Estados Unidos e deixou seus torcedores órfãos de seus gols. O clube tenta uma repatriação de Zura enquanto a MLS (Liga de Futebol Norte-Americana) está em recesso, leia-se férias. O Arsenal conseguiu a empréstimo de Thierry Henry, o Everton conseguiu Landon Donovan enquanto a competição não recomeça. Pode ser que Los Puros Criollos também consigam.

O time atual é bastante jovem, apenas dois jogadores já passaram da casa dos 30 anos, um deles é o goleiro Bonard García. Que tenta passar a segurança que nenhum goleiro equatoriano passa, é um problema crônico no país. Na defesa, os experientes Juan Triviño e Javier Chila dominam o pedaço, ajudados pelo novato Jhon Narváez. No meio, Deyvis Barahona, Jefferson Villacis, Flavio Caicedo e Fabricio Guevara são os titulares do treinador uruguaio Mario Saralegui. Mas com uma esquipe tão jovem, podem acontecer mudanças, o que é bastante natural. No ataque o badalado Edison Preciado é a esperança de gols. Nos tempos de Deportivo Cuenca ele não perdoava, como você pode ver aqui.
Seu companheiro de ataque deve ser Juan Govea, Luis Anangonó é a outra opção.
Veremos do que esse jovem time é capaz!





Ranking Conmebol: 8º (23/01/2012)
Participações Anteriores: 11 (1977,1978,2003,2004,2005,2007,2008,2009,2010,2011, 2012)
Melhor Colocação: (Semi-Finais em 2006)

O Clube do presidente da Conmebol já não é o mesmo dos tempos em que incomodava nas oitavas e quartas-de-finais da Libertadores. Por mais que na última edição tenha ficado entre os oito melhores, o futebol apresentado não é mais o mesmo de 2006. Quando deu trabalho na semi-final ao Internacional, posterior campeão. Na edição de 2011 se classificou em primeiro num grupo que tinha ainda Once Caldas - COL, Universidad San Martín - PER e San Luís - MEX. A facilidade na classificação mascarou a fragilidade do time. Que nas oitavas fez um jogo apertado com o Fluminense, e conseguiu a classificação na base da raça, no Paraguai. 4 a 3 no agregado com todos ingredientes que os amantes do futebol gostam. Mas nas quartas pegou o endiabrado Vélez Sársfield e foi eliminado de forma vexatória, 7 a 2 no agregado. O que evidenciou o que muitos já sabiam, aquele time foi mais longe do que poderia. O futebol tem dessas coisas, esse esporte tem sim uma certa lógica, mas nem sempre as coisas acontecem como se espera, por isso é o esporte mais popular do mundo.

O time de Nicolás Leoz, conseguiu a vaga por ter obtido a melhor pontuação dos não campeões do Clausura e Apertura 2011. Após ver o ressurgimento do grande Olímpia e a boa fase do Nacional o Libertad se aproveitou da má fase do Cerro Porteño e abocanhou a vaga. O time comandado pelo argentino Jorge Burruchaga, perdeu sua referência, o também argentino Nicolás Pavlovich, grandalhão matador. Mas manteve até então sua espinha dorsal, composta por Carlos Bonet, o capitão Pedro Sarabia, o lateral-esquerdo Miguel Samudio (que também atua no meio-campo), esses na defesa. No meio, Sergio Aquino e Victor Cáceres, o segundo tem sido sondado por vários clubes, inclusive aqui do Brasil. Isso acontece todo ano, mas no fim ela acaba permanecendo no time. No ataque o baixinho endiabrado José Ariel Núñez continua no time, assim como Rodolfo Gamarra, jogador raçudo.

Alguns bons reforços argentinos chegaram, Cristian Nasuti para a defesa, Luciano Civelli para o meio e Cristian Menendez para o ataque. No gol Burruchaga ainda tem dúvidas, talvez pela maior experiência, ele opte por Bernardo Medina. No mais, muitos jovens jogadores ainda buscando se firmar. Um deles é Ruben Escobar, promissor goleiro, mas com apenas 20 anos escalá-lo logo de cara não parece ser boa ideia. Será que o time do acomodado Nicoláz Leoz passa da primeira fase?

O vencedor deste confronto entra no Grupo 5, que já tem confirmados Vasco - BRA, Alianza Lima - PER e Nacional - URU.

Palpite: Club Libertad

Nenhum comentário:

Postar um comentário