quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Campeonato Brasileiro - Resumo do Primeiro Turno - Internacional


Sport Club Internacional
Time base:


Treinador: Dorival Júnior - Fernandão


Campeão de tudo, como sua torcida orgulha-se em gritar alto no Beira-Rio, o Internacional há 33 anos não conquista o Brasileirão. E nos últimos seis, sete anos é colocado entre os favoritos, sempre com fortes elencos e tudo mais, só que na hora que a bola rola amigo, a coisa não anda. Começou com uma vitória em casa, contra um Coritiba ligado nas fases derradeiras da Copa do Brasil. Apesar disso, levou um time competitivo para enfrentar o Colorado. Sem Kleber, machucado, o lateral-esquerdo foi Fabrício, assim seguiu na maior parte desse primeiro turno. Quem normalmente forma a zaga com Índio é Bolívar, que por muito tempo esteve fora de combate, seja por contusão ou por estar suspenso, já que é um jogador desleal e violento. Pela direita, Nei sempre reinou absoluto neste elenco do Internacional. Quem se firmou ao lado de Guiñazu na proteção à defesa foi Elton. O jogador de apenas 22 anos é revelação do próprio clube, que com certeza faz um dos melhores trabalhos de base nesse país. 

Habitualmente, o principal articulador e cérebro do time gaúcho é o argentino Andrés D'Alessandro. Mas como vive machucado, quem no começo se destacou foi seu conterrâneo, Jesús Dátolo. Que inclusive fez um dos gols do emocionante empate por 3 a 3 contra o Flamengo no Engenhão. Ainda sem poder contar com Bolívar, Dorival Júnior ia escalando Rodrigo Moledo, o zagueirão de quase 1,90 cm apesar de ser carioca foi revelado pelo modestíssimo Camboriú Futebol Clube, de Santa Catarina. Depois disso ainda se aventurou no futebol do Mato Grosso, onde defendeu o Rondonópolis, teve uma passagem pelo futebol polonês, onde defendeu as cores do Odra Wodzisław. Ainda retornou ao clube matogrossense, até que as portas se abriram para jogar em clube maior, no caso, o grande Internacional de Porto Alegre. Teve seus altos e baixos, mais altos que baixos, bom zagueiro. 

Na terceira rodada com D'Ale de volta ao time, Dorival escalou uma dupla de volantes bem forte, quem esteve ao lado de Elton nessa foi Sandro Silva, que hoje está no Cruzeiro. Assim ele pôde escalar um ataque mais leve, com Dátolo e Dagoberto mais pelos lados e Gilberto mais centralizado. Foi o bastante para vencer o São Paulo - que teve Paulo Miranda e João Felipe formando a zaga - por 1 a 0. Na quarta rodada, desfalcado de seus argentinos, o Internacional conseguiu um empate sem gols contra o Fluminense. E os substitutos de Guiñazu, D'Alessandro e Dátolo foram Sandro Silva, Jajá Coelho e Marcos Aurélio. Dorival ainda se deu ao luxo de colocar em campo três promessas da base, são eles Fred, Mike e Maurides. Curiosamente, o último citado vem de uma família de boleiros, Maicon (24) seu irmão mais velho é zagueiro do Porto FC, de Portugal, muitas vezes é titular por aquelas bandas. Seu outro irmão, Muller (21), também é zagueiro e hoje está no time Sub-23 da base Colorada. Maurides (18) vai na contra-mão de seus irmãos, joga de atacante, com seus 1,89 cm e sua perna esquerda lembra muito Adriano. Aquele mesmo que um dia foi apelidado de Imperador em seus tempos áureos por gramados italianos.

Na quinta rodada começaram os problemas de Dorival lá no Sul, a derrota por 2 a 1 em pleno o Beira-Rio foi um balde de água fria naquela que vinha sendo uma campanha com saldo positivo. Até porque, nesse jogo Oscar e D'Alessandro formaram um forte meio-campo ofensivo e Leandro Damião formou o ataque com Dagoberto, com todo respeito ao Botafogo, não  era jogo para perder. Mas a recuperação não tardou a acontecer, com sua defesa titular toda a disposição, Dorival pode escalar o time que ao que tudo indicava, era o ideal em sua cabeça. Assim venceu o Sport em plena Ilha do Retiro sem muitas dificuldades. Contra o Bahia, Dagoberto não pôde jogar, assim o titular foi Jajá Coelho, o empate por 1 a 1 fora não foi ruim. Até porque logo em seguida o Colorado venceu o Cruzeiro em casa. Cheios de desfalques, Internacional e Santos fizeram um dos piores jogos desse Campeonato Brasileiro na nona rodada. Pela primeira vez o garoto Mike entrou como titular, demonstrou certa habilidade com a perna esquerda, com mais rodagem pode render frutos. 

Outro que teve uma chance foi Lucas Lima, meia revelado na Internacional de Limeira, que chegou este ano ao Internacional. Outros garotos puderam entrar no decorrer da partida, Otavinho, de apenas 17 anos foi um deles. Maurides foi outro que teve mais essa chance, já que os desfalques eram muitos. O terceiro reserva utilizado por Dorival foi João Paulo, o camisa 11 de apenas 21 anos é um jogador rápido, de drible fácil. Apareceu bem no fim do ano passado junto com o atacante Guilherme Dellatorre, que alguns membros da nossa imprensa tupiniquim chegaram a dizer que se tratava de um argentino. O breve brilho com a camisa Colorada foi o bastante para que ele se mudasse para Portugal, onde hoje integra a equipe Sub-20 do Porto, mais conhecida como equipa B, opá! João Paulo era para ter subido de patamar, no entanto, salvo alguma contusão ou problema não conhecido, não conseguiu manter-se em pleno desenvolvimento. Contra o Atlético Mineiro, no estádio Independência, derrota incontestável para o então líder do campeonato. Em algumas oportunidades, Dorival escalou Fabrício no meio-campo, assim quem entrou pela lateral-esquerda nessas ocasiões foi Lucas Lima (hoje no Botafogo), que é mais conhecido pelo sobrenome, até para não ser confundido com seu homônimo titular no fraco jogo contra o Santos.

Apesar da derrota para o Galo, boas lições foram tiradas pelos garotos que entraram. Otavinho foi titular pela primeira vez, Mike e Fred entraram no decorrer da peleja. Frederico Rodrigues de Paula Santos fez o gol de honra do clube gaúcho. O popular Fred é mineiro de Belo Horizonte, levinho e com apenas 1,69 cm, toca o terror com sua perna esquerda e seus dribles em velocidade. E pela lateral-direita o já rodado Edson Ratinho teve uma chance. Depois de se destacar pelo Mogi Mirim no Campeonato Paulista, ganhou essa chance no Inter. Apesar de cinco vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas em dez rodadas, a sétima posição na tabela não agradava a cúpula Colorada que sente a pressão de o clube não conquistar o título brasileiro há mais de 30 anos. Dorival acabou demitido, de forma surpreendente, quem assumiu o cargo foi Fernandão, recente ídolo do clube como jogador. Ele vinha trabalhando em funções administrativas, mas acabou aceitando o desafio. E para se recuperar da derrota fora, nada melhor que uma goleada em casa. Logo de cara duas mudanças, o volante Ygor, aquele mesmo que se destacou no Vasco, no Fluminense, na Portuguesa e no Figueirense, foi titular ao lado de Elton. Cá entre nós, não passava nada ali naquele meio! Edson Ratinho e Fred que apesar da derrota contra o Atlético Mineiro foram bem, começaram no time titular.

O Atlético não viu a cor da bola e sofreu um acachapante 4 a 1, Elton, Jajá Coelho, Dagoberto e Fred balançaram as redes. No jogo seguinte, novamente com os três supracitados entre os titulares, vitória por 1 a 0 contra o fraco Figueirense. Com chegada do uruguaio Diego Forlán, Gilberto perdeu espaço e acabou emprestado ao Sport. Jô, que nunca teve o apoio da torcida já havia rumado para o Galo meses antes. Mesmo com tantas opções e uma categoria de base realmente competente, o Inter sofreu com as inúmeras lesões. Como Leandro Damião vive desfalcando o clube para defender a seleção e Maurides inda não tem a maturidade suficiente, a diretoria percebeu a necessidade de ter um típico matador no elenco. E Rafael Moura chegou do Fluminense para suprir essa falta. Contra o Vasco, Forlán fez seu primeiro jogo como titular, ainda se adaptando ao futebol brasileiro e longe do que foi aquele jogador eleito o melhor da Copa do Mundo em 2010, na África do Sul, o uruguaio deixou a desejar. Apesar da queda de rendimento, natural pela idade, Fred foi mantido como titular contra Vasco e na vitória fora de casa contra o Palmeiras, onde Ygor fez o gol da vitória. 

No fraco empate por 0 a 0 contra o Náutico, a única nota boa foi mesmo a estreia de mais um garoto da base, Rafael Pernão. Em seguida a lição de casa contra a Ponte Preta foi feita com competência, Mike fez seu primeiro gol no campeonato. Contra o desfalcado Corinthians no Pacaembu, derrota dura de se engolir, mesmo fora de casa. O empate por 1 a 1 com a Portuguesa no Canindé não foi bom, pois o time vinha de derrota. De bom mesmo só a estreia de Juan, aquele mesmo que foi revelado no Flamengo e por anos foi titular da Roma e da seleção brasileira. E ele não poderia escolhe estreia melhor que essa, foi dele o gol do Inter. No fechamento do primeiro turno, derrota em casa para o seu maior rival, o Grêmio!Na sétima posição com 31 pontos, treze atrás do líder, a briga pelo título ficou difícil. Por outro lado, a briga contra São Paulo, Botafogo, Cruzeiro e Vasco promete ser ferrenha. E você leitor, o que pensa que vai acontecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário