sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Campeonato Brasileiro - Resumo do Primeiro Turno - Santos

 
Santos Futebol Clube

Time base:


Treinador: Muricy Ramalho


No modelo acima o Santos está bem desfigurado em relação a maior parte do Campeonato Brasileiro, muito disso deve-se ao fato de transferências, convocações, contusões entre outros transtornos. Com tantos problemas, Muricy tem sido criticado pelo trabalho ruim que vem fazendo no time em 2012. Fato que comprova o fraco rendimento do time é que sem Neymar tem aproveitamento de rebaixado para a segunda divisão. O que leva torcedores adversários a chamar o Santos de NeymarFC!
Bom, na defesa Rafael, Edu Dracena e Durval são titulares absolutos, assim como Arouca e Adriano na proteção à frente da defesa. O time que fez a estreia contra o Bahia, em Pituaçu, foi bem diferente do que de costume. Aranha no gol, Galhardo na lateral-direita, David Braz e Bruno Rodrigo formando a zaga e Léo na lateral-esquerda. No meio Éwerton Pascoa era o principal encarregado de destruir as jogadas adversárias. Com Bernardo, Gérson Magrão e Felipe Anderson complementando a parte ofensiva. O ataque foi formado por Alan Kardec e o colombiano Wason Rentería.

No segundo jogo, em casa contra o Sport, um esboço do que Muricy pretendia já era perceptível. Com Edu e Durval na zaga, Adriano e Arouca de volta ao meio-campo, Juan pela lateral-esquerda. Sem Neymar, a tentativa de buscar qualidades ofensivas passavam pelos pés de Bernardo e Felipe Anderson, que não corresponderam. Gérson Magrão consegue ser apenas razoável, tanto na lateral-esquerda como no meio-campo, lento, irrita muitos torcedores. No clássico contra o Fluminense, Alan Kardec e Rentería formaram o ataque, não demorou e logo aos 5' o colombiano abriu o placar. Numa tentativa de tornar o time mais criativo, Muricy escalou Léo no meio-campo. O lateral-direito Maranhão, que vinha entrando no decorrer dos primeiros jogos, acabou sendo titular nessa peleja.

Com a forte proteção defensiva exercida por Adriano e Henrique, caiu nos pés de Elano e Léo a responsabilidade de liderar o time, nada feito, não funcionou e o empate do Flu, por ironia do destino, saiu dos pés de Carlinhos, jogador criado na base santista. A derrota no Morumbi contra o São Paulo foi até normal. Levando-se em conta que Neymar, Arouca e Ganso não estavam disponíveis. Muricy insistiu na dupla de ataque citada a pouco e Éwerton Páscoa formou a dupla de volantes com o contestado Henrique. Atleta que anda jogando um futebol muito abaixo do que jogou no Cruzeiro, motivo pelo qual o Santos acabou tendo interesse em seu futebol. O treinador aproveitou também para dar rodagem para Felipe Anderson, meia esperança santista para o futuro recente. Os garotos Dimba, Alan Santos e Victor Andrade entraram no decorrer da partida.


Os dois primeiros nem estão mais no clube, ambos foram emprestados ao Náutico até o fim do ano. Marcos Vinícius Gomes de Lima é chamado de Dimba por lembrar muito Editácio Vieira de Andrade, o Dimba mais famoso. Que fez sucesso com a camisa do Botafogo e principalmente do Goiás. Chegaram a dizer que Marcos é sobrinho de Editácio. Como este blog não faz um trabalho jornalístico, não dá para cravar se é mesmo verdade. Victor Andrade fez sua estreia no profissional com apenas 16 anos, completou 17 no dia 30/09/12. Passou pelo Sub-15 e pelo  Sub-17 do Benfica antes de retornar ao Santos, onde começou em 2008, exatamente na primeira categoria citada. Uma coisa é certa, nem todo jovem prodígio que for lançado irá se transformar em algo parecido com o que é hoje o Neymar. Mas a diretoria confia e se vangloria da base do time da baixada. Pela pouca idade, Victor já fez bons jogos, nada de extraordinário, quando atingir a maturação necessária aí sim poderá ser cobrado!


Contra o Flamengo, no Engenhão, o time santista foi bastante modificado. O garoto Anderson Carvalho foi escalado no time titular. Por ser canhoto, poderia ser uma boa opção para substituir Ganso. Mas com o tempo ele foi perdendo espaço e hoje joga no Vissel Kobe, do Japão. Cheio de desfalques na defesa, Muricy escalou o garoto grandalhão Gustavo Vernes ao lado de Bruno Rodrigo. Maranhão jogou de volante ao lado de Éwerton Páscoa. Crystian foi o lateral-direito e Emerson fez o lado esquerdo. A maioria desses jogadores são oriundos da base. Na segunda etapa Geovânio pôde atuar por alguns minutos na vaga de Emerson. Foi um bom teste, sem seus principais jogadores, a derrota foi aceitável! Com a eliminação na Libertadores frente ao Corinthians, apenas na 6º rodada o time completo do Santos entrou em campo.


No desenho tático acima, André aparece como a referência, mas quem vinha sendo titular era Alan Kardec, que tinha tomado a posição de Borges, que insatisfeito acabou indo para o Cruzeiro. Kardec não conseguiu convencer o Benfica a prorrogar seu empréstimo e teve que retornar para Portugal. Rentería nunca agradou, por isso acabou negociado com o Millonarios, um do maiores clubes de seu país natal, a Colômbia. Mesmo com o time titular, o Santos não passou de um empate por 2 a 2 com o bom time do Coritiba. Na oitava rodada Muricy descobriu em Bruno Peres a solução para seus problemas na lateral-direita. Com isso Henrique parou de ser improvisado nessa função. A vitória por 4 a 2 alegrou os torcedores presentes no Urbano Caldeira. Em seguida dois empates horrorosos sem gols contra Internacional e Botafogo. Àquela altura Elano já havia rumado para o Grêmio, quem em troca mandou o argentino Ezequiel Miralles para a baixada. Vale destacar que Neymar e Ganso não estavam disponíveis. As derrotas consecutivas, ambas por 2 a 0 contra Vasco e Atlético Mineiro mostraram como o time é dependente da maior estrela do futebol brasileiro na atualidade. Bill, Miralles e Dimba não agradaram de jeito nenhum.

Depois de uma apertada vitória contra a Ponte Preta, por 2 a 1, o Santos viajou para Recife e levou uma lapada de 3 a 0 do Timbu. Na vitória por 4 a 2 contra o Cruzeiro destaque para os garotos Felipe Anderson e Victor Andrade, cada um deixou o seu. Os outros gols foram marcados por Durval e o caneludo Bill. Do empate em casa contra o Atlético Goianiense o fato mais positivo foi a boa estreia do argentino Patito Rodríguez. O ex-jogador do Independiente se mostrou uma boa contratação feita pela cúpula santista. Contra o Figueirense, em Santa Catarina, André, Neymar e Rodríguez começaram a mostrar que o trio é muito bom junto. Ainda mais com Ganso, por mais que não estivesse inteiro, mais atrás servindo esses jogadores. Contra o Corinthians, erros de arbitragem á parte, o trio citado jogou muita bola. Com alguns reforços para a zaga esse time poderia dar dor de cabeça para os adversários em 2013. Os desentendimentos entre a diretoria santista e Paulo Henrique Ganso passaram a ficar difíceis. O que culminou com a saída do jogador para o São Paulo. E foi com esse mesmo time que o Santos encerrou o primeiro turno, com vitória sobre o Palmeiras, show de Neymar e a décima posição na tabela.


Agora só nos resta aguardar e ver o que acontece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário