quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Campeonato Brasileiro - Resumo do Primeiro Turno - Vasco


Club de Regatas Vasco da Gama

Time base:




Treinador: Cristóvão Borges

Depois da eliminação nas oitavas-de-final da Libertadores, o Vasco pôde voltar suas atenções para o Campeonato Brasileiro antes do que sua torcida esperava. Mas o Gigante da Colina esteve muito próximo de eliminar o Corinthians, não fosse aquele gol perdido por Diego Souza. Então o clube carioca começou a usar o time titular na segunda rodada. Foram quatro vitórias seguidas, jogando um futebol de respeito, até que a série foi quebrada no empate fora de casa com o Palmeiras. Na sexta rodada veio a primeira derrota, num jogo atípico que perdeu em casa para um adversário inferior, que no caso foi o Cruzeiro. Daí para frente o Vasco manteve-se sempre entre os três primeiros na classificação. Nas últimas quatro rodadas do primeiro turno caiu um pouco de produção. Foi prejudicado pela arbitragem, isso é indiscutível, mas não foi só por esse motivo que o time caiu. O principal motivo é que o Vasco negociou dois jogadores muito importantes e titulares do time. Diego Souza partiu para o Al Ittihad, da Arábia Saudita, preocupado em encher seus bolsos com os petrodólares. 

Fágner, um dos melhores laterais-direitos desse país acabou acertando com o Wolfsburg, da Alemanha. Com isso, Cristóvão precisou recorrer ao recém chegado Auremir, lateral de apenas 20 anos contratado junto ao Náutico. A apresentação dele foi emocionante, chorou copiosamente ao lembrar de seu falecido pai, dizendo que gostaria que ele estivesse ali presente para vê-lo com a camisa de um dos maiores clubes do Brasil. Claro que não tem a mesma qualidade de Fágner, são características diferentes, mas o jovem mostrou que tem qualidade suficiente para ser titular. Pelo lado esquerdo, William Matheus, acabou tomando a posição de Thiago Feltri, que na Libertadores era o titular. O ex-jogador do Bahia mostrou-se uma boa opção. No miolo da defesa, teoricamente a dupla titular é Dedé e Rodolfo, mas ambos tiveram contusões que os deixaram fora de combate. Então a dupla variou muito nesse campeonato, já foi formada por Renato Silva e Rodolfo, Dedé e o próprio Renato, até que na oitava rodada, Douglas entrou para não sair mais. 

Revelado pelo Juventude, o zagueiro de 1,90 m esperou sua chance com paciência, quando apareceu soube aproveitá-la. Outra boa opção que o Vasco dispõe é Fabrício, que formou ótima dupla com Manoel no Atlético Paranaense, independente do rebaixamento do clube do sul. O zagueiro é cria da base do Flamengo, apesar de ter apenas 22 anos, passou pelo Paraná, Hoffenheim, da Alemanha, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-PR. Todos esses times ligados no potencial desse atleta que tem habilidade fora do comum para a posição onde joga. No começo do campeonato, Feltri foi preservado, assim quem ganhou algumas oportunidades foi o jovem Dieyson, o garoto que é cria da base vascaína não decepcionou. E para suprir a perda de Fágner, o vasco mostrou-se atento ao mercado e acertou com Jonas. O bom lateral de 25 anos vem de duas ótimas temporadas com a camisa do Coritiba. Inclusive, sendo finalista da Copa do Brasil duas vezes seguidas. No gol, Fernando Prass é um dos melhores goleiros do país, merecia até mesmo uma chance na seleção.

No meio-campo Cristóvão gosta de utilizar três volantes, com um meia adiantado, formando um losango. E os preferidos na proteção á defesa são ou eram Rômulo, Nilton "paulada" e Fellipe Bastos. Com as saídas de Rômulo e Allan, foram para Spartak Moscou (Rússia) e Udinese (Itália), o clube carioca precisou se mexer e trouxe Wendel, bom volante canhoto que se destacou no Brasil por Santos e Cruzeiro, clube que o revelou. Após quase cinco anos no futebol francês, dois no futebol árabe, foi um bom reforço. Outro que apareceu bem quando esteve em campo foi Eduardo Costa, titular em algumas oportunidades. Na parte ofensiva, Juninho Pernambucano, apesar de 37 anos nas costas, ainda joga um futebol acima da média. Suas cobranças de faltas e escanteios são uma arma que Cristóvão não pode abrir mão. Uma das maiores críticas da torcida vascaína é com relação a Felipe. Grande parte da massa e da mídia especializada gostaria de vê-lo atuando ao lado de Juninho. Isso até aconteceu algumas vezes, Felipe entrou pelo lado esquerdo do losango, ou até mesmo de lateral-esquerdo, no segundo caso tinha muita ajuda dos volantes, pois aos 35 anos, não tem a mesma força do passado.

Para tentar substituir Diego Souza, o Vasco tem apostado no problemático Carlos Alberto, jogador  que sabidamente tem muita qualidade, mas os problemas extra-campo e sua personalidade difícil o atrapalharam. E por mais que o histórico dele não seja favorável, ainda existem torcedores que apostam em sua recuperação, o que parece pouco provável. Bernardo, recentemente ídolo, foi do céu ao inferno em poucos dias. No fim, acabou negociado com o Santos. O argentino Matías Abelairas chegou com pompa do River Plate, pois aqui no Brasil é assim, falou que é do país vizinho já imaginam o Messi. Abelairas sempre foi um jogador inconstante, não conseguia manter boa regularidade e até por isso nunca se firmou no River. Mal jogou no clube carioca e rumou para o futebol mexicano. Outro hermano do elenco vascaíno é Leandro Chaparro, raramente utilizado por Cristóvão. No ataque, talvez residam os principais problemas desse time. Por mais que Alecsandro tenha começado anotando muitos gols, não se trata um atacante primoroso. 

Com a séria contusão do "Demolidor" Carlos Tenório, as opções ficaram escassas, afinal de contas, Éder Luís também vive se machucando. Até por isso uma das alternativas era preencher bem o meio-campo e fazer a bola chegar com qualidade ao matador Alecsandro, que pode não ter um pingo de técnica, mas sabe dar aquele toque final para balançar o barbante. Willian Bárbio, que é irmão de Bruno Cortês, aquele que se destacou no Botafogo, na Seleção brasileira e hoje está no São Paulo, mostrou-se uma boa opção pelos lados do gramado. É muito rápido, dribla bem e consegue arrumar espaço onde não tem. Com a recuperação do equatoriano, talvez o ataque cruz-maltino melhore. Outra opção é o atacante Pipico, que só agora ao 27 anos, conseguiu chegar a um clube grande. Essa chance é merecida, pois não deve ser fácil se destacar pelo Macaé no fraco Cariocão. Outras três opções são jogadores da base vascaína, no entanto, Jhon Cley, Yago e Jonathan ainda não são maduros o suficiente para jogarem com mais frequência. Jonathan até teve mais oportunidades em 2011, tem um futuro promissor! 

Quando o Vasco negociou Diego Souza e Fágner, ficou nítido que o título não é uma prioridade para a diretoria. Afinal de contas, com os dois o time era mais forte. Apesar das críticas contra Cristóvão Borges, contra a diretoria, o "Bacalhau" conseguiu se manter na parte de cima da tabela. Há nove pontos do líder, com o segundo turno todo a ser jogado, pode-se dizer que o Vasco ainda está na briga pelo título. Na prática, pelo que vai se desenhando, a briga vai ficar mesmo entre Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio. Com certeza o clube da cruz de malta tem condições de chegar lá, mas precisa melhorar e ser mais regular, independente dos erros de arbitragem. Será que chega?

Nenhum comentário:

Postar um comentário