sábado, 13 de julho de 2013

Mundial Sub-20 - Turquia 2013 - Quartas de Final


França x Uzbequistão
Gana x Chile

Iraque x Coreia do Sul
Uruguai x Espanha

Muito mais time, já era esperado que a França passasse fácil pelo Uzbequistão, a diferença entre as duas seleções é gigante. Yaya Sanogo, Paul Pogba, Florian Thauvin e Kurt Zouma marcaram os gols dos franceses. O Uzbequistão bem que tentou, mas não foi capaz de incomodar Le Bleus.

Gana e Chile fizeram um jogo incrível no Türk Telekom Arena, cheio de alternativas e gols. Logo aos 11 minutos os africanos abriram o placar em um golaço de Moses Odjer, que após contra-ataque dominou no peito o cruzamento e acertou um belo chute. Só que o Chile não se abalou tanto, Nicolás Castillo recebeu em velocidade e fez um golaço de fora da área. Não demorou muito, Ángelo Henríquez arriscou um chute rasteiro de longe e acertou o canto direito do goleiro Eric Antwi. La Rojita sul-americana mostrou ser mais time, com mais técnica que o adversário africano.

Mas o futebol é um esporte encantador justamente por isso, nem sempre quem joga melhor ou tem mais qualidade vence. Ebenezer Assifuah empatou o jogo que já se aproximava do fim. Na prorrogação o Chile passou a frente no placar, novamente com Henríquez. Mas os ganeses não se deram por vencidos e logo empataram com Salifu Seidu. E quando os pênaltis pareciam estar próximos, novamente Assifuah fez o gol nos acréscimos da prorrogação, garantindo assim Gana na semifinal. Foi um jogo histórico para aqueles que amam esse esporte.

Se você achou o jogo entre Chile e Gana espetacular, não sabe ainda o que aconteceu no jogo entre Coreia do Sul e Iraque. Ambas seleções já haviam eliminado adversários considerados mais qualificados, Paraguai e Colômbia, no caso. E para aqueles que esperavam um jogo ruim entre as 'zebras', caíram do cavalo. O Iraque abriu o placar aos 21' do primeiro tempo, através de uma cobrança de pênalti bem executada por Ali Faez. Quatro minutos mais tarde Chang-Hoon Kwon empatou, mal deu tempo dos iraquianos comemorarem. No fim da primeira etapa o artilheiro do país do Golfo Pérsico, Farhan Shakor, fez o gol e seu time virou o segundo tempo em vantagem.

Mal começou o a segunda etapa e os coreanos empataram com Gwang-Hoon Lee. E assim o jogo seguiu equilibrado, até que a prorrogação se fez necessária. Nela os dois times arriscaram pouco, se respeitaram muito e assim foram pouco incisivos. Até que Shakor fez o terceiro gol iraquiano aos 118' do tempo agregado, ou seja, há dois minutos do fim da prorrogação. A vaga parecia já nas mãos do Iraque, mas eis que a Coreia do Sul ainda conseguiu o empate! Hyun-Cheol Jung arriscou um chute de longe, a bola desviou na defesa e matou o goleirão Mohammed Hameed, isso nos acréscimos.

E na decisão por pênaltis, os iraquianos levaram a melhor ao venceram por 5 a 4, num jogo emocionante, que entrou para história do país. Torcedores saíram às ruas das principais cidades do país comemorando como se fosse um título de Copa do Mundo. Aos menos um pouco de alegria para esse povo tão sofrido não é ruim. Tem coisas que só o esporte pode proporcionar, principalmente o futebol, o mais popular do planeta.

Espanha e Uruguai prometiam um jogaço, duas seleções de bom toque de bola e vocação ofensiva. Mas infelizmente não foi isso que se viu, dois times lentos e pouco inspirados decepcionaram.  No começo, mesmo jogando mal e estando um pouco disperso Gerard Deulofeu quase fez um gol olímpico. Curiosamente os dois treinadores optaram por povoar mais o meio-campo, jogando sem um atacante mais fixo. Vernezi foi um pouco mais cauteloso que Julen Lopetegui, colocando um volante no lugar do atacante Diego Rolán, que joga aberto pela direita. Pelo lado espanhol Paco Alcácer ficou no banco, ele que apesar de jogar com a nove não é aquele típico centro-avante, pois se movimenta muito.

O treinador espanhol preferiu escalar Suso desde o começo. Apesar de os dois times estarem meio sonolentos, a Espanha teve o domínio do jogo, mais posse de bola, porém, faltou tentar fazer uma jogada mais aguda, um lance mais incisivo. Os principais jogadores, Nico López pelo Uruguai e Jesé Rodríguez pela Espanha, pouco apareceram no jogo.  Laxalt era quem dava mais trabalho bem aberto pela esquerda do ataque uruguaio. Pelo lado espanhol quem estava jogando muito era Óliver Torres, jogador com cara de criança e futebol de gente grande. Mas nada aconteceu e assim o jogo foi para prorrogação. A essa altura Rolán já estava em campo, Vernezi resolveu apostar também em Felipe Avenatti, centro-avante grandalhão.

E numa cobrança de escanteio ele se aproveitou de seus 1,94 e de cabeça abriu o marcador no final do primeiro tempo da prorrogação. Gol que matou o espanhóis, que tentaram uma reação á base do desespero, e tudo o que podia ser feito antes não poderia ser realizado com calma. Posse de bola é muito relativo, uma vez que o que ganha jogo é bola na rede. Talvez esteja na hora dos espanhóis reverem um pouco o Tik Taka, afim de usá-lo mais quando estiverem em vantagem no placar, do contrário, se torna uma prática inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário