domingo, 24 de março de 2013

Libertadores 2013 - Primera Fase - Definições







O Club Atlético Tigre passou fácil pelo Deportivo Anzoátegui, como você viu no post anterior.  O pequeno clube de Victoria, Partido de San Fernando, província de Buenos Aires, teve uma ascenção muito rápida. Seis vezes campeões da Primera B Nacional, segunda divisão argentina (1945, 1953, 1979, 1994, 2004 e 2005) , os Azules del Norte também coquistaram a Copa da Argentina em 1968. Mas foi em 2007, na primeira divisão, que o clube chamou atenção daqueles que amam esse esporte chamado futebol. Naquele ano, o modesto clube foi vice-campeão argentino, perdeu o título do Apertura para o Lanús, que ficou quatro pontos a frente. Não é incomum clubes pequenos fazerem campeonatos bons em suas estreias na principal divisão de qualquer país. Como também não é raro vê-los não suportar a segunda temporada na elite, retornando para o tormento da segundona, ou até mesmo sofrendo rebaixamentos sucessivos, como aconteceu aqui no Brasil com o Santa Cruz e na Inglaterra com o Portsmouth. 

Fato é que El Matador de Victoria mostrou suas garras ao ser vice do Torneo Apertura novamente. E o que aconteceu em 2008 é raríssimo, tríplice empate na liderança. San Lorenzo, Boca Juniors e Tigre juntos, com 39 pontos, 19 jogos, 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Para resolver o problema, aconteceu um play-off desempate. Simples, um grupo com as três equipes se enfrentando. O Tigre perdeu de 2 a 1 para o San Lorenzo, que tomou de 3 a 1 do Boca Juniors, que perdeu por 1 a 0 para o Tigre. Sendo assim, o Boca Juniors acabou campeão no saldo de gols. Tava difícil levantar essa taça não? Saiba mais, relembre e entenda melhor aqui. Em 2012 o vice se repetiu, mas dessa vez dois pontos separaram o Tigre do campeão do Torneo Clausura, Arsenal de Sarandí. Carlos Luna foi o artilheiro da competição, fez 12 gols em 18 jogos pelos Azules. Se não foi o bastante para abocanhar o título, ao menos conseguiu uma transferência para o River Plate.

Agora que você já sabe um pouco da história do clube argentino, saiba melhor como foi o embate contra o clube venezuelano pela vaga no Grupo 2, ao lado de Palmeiras - BRA, Sporting Cristal - PER e Libertad - PAR clicanco aqui e aqui.



Com ambos os times ainda desentrosados, não podíamos esperar jogos maravilhosos tecnicamente falando. Mas se por um lado faltou técnica, por outro não faltou emoção e muita luta. Apesar de ter jogado bem nos 2.820 metros de altitude de Quito, o Grêmio acabou derrotado por 1 a 0. No jogo de volta, ainda sofrendo com o péssimo estado do gramado na novíssima Arena Grêmio, o clube gaúcho devolveu o placar mínimo e levou a decisão para os penais. Foi emocionante, 5 a 4 para o time brasileiro e festa no Rio Grande do Sul. Bah, Tchê! Com o triunfo, o Tricolor gaúcho entra no Grupo 8, onde fará companhia ao atual campeão brasileiro, Fluminense, ao atual campeão chileno, Huachipato e ao já tradiconal Caracas, da Venezuela.




Colombianos e peruanos fiveram uma batalha acirrada para ganhar a vaga na segunda fase. Jogando em Ibagué, no estádio Manuel Murillo Toro, o Tolima conseguiu vencer pelo placar mínimo, gol de Rogerio Leichtweis. Na volta, em Trujillo, depois de um primeiro tempo bastante truncado, a Universidad César Vallejo abriu o placar no penúltimo minuto do primeiro tempo, gol de Quinteros. E quando parecia que tudo ia ser decidido nas penalidades, Charles Monsalvo, jovem de apenas 20 anos, utilizou sua velocidade para tentar mudar o jogo. Eis que foi dele o gol aos 40 minutos do segundo tempo, garantindo o time colombiano no Grupo 6. Que terá também outro colombiano, o Sante Fé, atual campeão nacional, o estreante Real Garcilaso, do Peru e o Cerro Porteño, do Paraguai. Saiba mais sobre Tolima e UCV aqui!




Como já era de se esperar, o Defensor, com um elenco enfraquecido não conseguiu fazer frente ao Olimpia bem montado e reforçado. O empate por 0 a 0 no Uruguai já dava indícios que o jogo de volta no Paraguai não traria boas notícias para os torcedores do El Defe. O time uruguaio resistiu um pouco no primeiro tempo, até que aos 34' minutos o artilheiro argentino Juan Carlos Ferreyra abriu o placar, de cabeça, aproveitando sua boa estatura. Na segunda estapa La Violeta tentou pressionar El Decano, mas esbarrava em suas próprias limitações. Aos 16' da segunda etapa Eduardo Aranda (que está comendo a bola na vigente temporada) fez o gol que acabou por selar as esperanças uruguaias. Sendo assim, o Olimpia entrou no Grupo 7, onde medirá forças com Newell's Old Boys - ARG, Universidad de Chile e Deportivo Lara - VEN.


Foi um passeio, o Tricolor não tomou conhecimento do Bolívar, aplicou uma goleada impiedosa. 5 a 0 com direito a dois gols de Luis Fabiano e um de Rogério Ceni, ídolos da torcida. La Academia não honrou essa bela alcunha que carrega, com uma disparidade técnica tão grande, nem a altitude poderia ser um dificultador para a tranquila classificação do time brasileiro. Nos 3.660 metros de altitude, em La Paz, ao contrário do que geralmente acontece, o São Paulo brincou no primeiro tempo e abriu 3 a 0 com extrema facilidade. Eis que na segunda etapa, com o freio de mão puxado e sentindo os efeitos da altitude, o Soberano não resistiu e acabou levando a virada. Derrota que não atrapalhou os planos de Ney Franco, os 8 a 4 do placar agregado escancaram isso. O São Paulo entra no Grupo 3, onde terá a companhia de Atlético Mineiro, The Strongest - BOL e Arsenal de Sarandí - ARG.



O embate parecia, numa primeira visão, que seria vencido sem muitos sustos pelo time mexicano, que inegávelmente tem mais talento em seu elenco. No México, Los Dragones supreenderam ao abrir o placar logo no começo do jogo, por meio de seu camisa dez, o argentino Rodrigo Díaz. Ainda buscando o entrosamento ideal com as chegadas dos novos reforços, os Panzas Verdes tiveram dificuldades, conseguindo empatar o jogo no fim, gol de Nelson Rosano. Na volta, em solo chileno, foi o León que abriu os trabalhos. Depois de um primeiro tempo horroroso, o time mexicano abriu o placar no começo do segundo tempo, um dos novatos da equipe, o colombiano Yovanny Arrechea foi o autor do gol. O time da casa não se abalou, empatando a peleja poucos minutos depois, através de seu maior destaque. Após penalidade marcada pela arbitragem, Díaz, sempre ele, decretou o empate. A decisão então foi para os penais, e neles o time chileno foi mais competente e conseguiu sua sofrida classificação. Entrará no Grupo 4, onde medirá forças com Vélez Sársfield, Peñarol e e Emelec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário