terça-feira, 25 de setembro de 2012

Campeonato Brasileiro - Resumo do 1º Turno - Grêmio



Depois de 19 rodadas preocupados com outras competições, finalmente todos os clubes da primeira divisão poderão se concentrar apenas no Brasileirão. Com algumas ressalvas, como os clubes que participarão da Copa Sul-Americana e o Corinthians. Tite, treinador do time paulista, confirmou que a partir da terceira rodada do segundo turno irá poupar jogadores com o intuito de chegar com o time inteiro no Mundial. Foi noticiado que isso acontecerá principalmente contra os adversários mais fracos, pois o time titular precisa ajustar alguns detalhes e jogar de forma intensa para que chegue literalmente voando ao Japão. Abaixo você verá um resumo completo do que de melhor aconteceu no primeiro turno de um dos campeonatos mais disputados do mundo. Se tecnicamente não é um dos melhores, com certeza é um dos mais emocionantes e imprevisíveis, justamente pelos times serem mais ou menos do mesmo nível. 




Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Time base: 




Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Com a queda de Caio Júnior, o "pofexô" Luxa foi chamado para dar seguimento ao "projeto" de conquistar o Campeonato Brasileiro com o clube gaúcho após 16 anos. E para isso o Grêmio investiu pesado, trazendo Kléber do Palmeiras, o boliviano/brasileiro Marcelo Moreno do futebol europeu. Contratou Souza, jogador que se destacou no Vasco, não se firmou no Porto e decidiu retornar ao Brasil. Além de pinçar jogadores pouco utilizados em outros clubes, destaques de clubes menores e/ou de divisões inferiores. Casos do lateral-direito/esquerdo Pará, ex-Santos. Edilson, lateral-direito que se destacou no Atlético Paranaense, apesar da queda do Furacão para a Série B. Marco Antônio, destaque da Portuguesa na campanha que rendeu a volta do clube luso para a primeira divisão. Léo Gago, que ficou conhecido no cenário do futebol nacional não apenas pelo apelido, como também pelos seus potentes chutes desferidos de longas distâncias. No Vasco acabou abaixo das expectativas e foi negociado com o Coritiba, por lá voltou a se destacar e chegou com moral ao Grêmio para disputar o Brasileirão 2012. 

No começo, Victor ainda era o titular absoluto no gol gremista, quando foi negociado com o Atlético Mineiro. Marcelo Grohe assumiu o posto e até aqui vem dando conta do recado. Claro que perder um goleiro com nível de seleção não agradou a exigente torcida gaúcha. Por outro lado, o bom zagueiro Werley chegou e hoje é titular do Tricolor gaúcho. Com pouco espaço no Galo mineiro, foi bom para o defensor rumar para o Grêmio. Envolvido na negociação que levou Victor para Minas, Werley vem jogando muito!
Na teoria, o lateral-direito do Grêmio é Gabriel, aquele, ex-São Paulo e Fluminense, mas como as contusões o atrapalham bastante, o titular mais vezes no primeiro turno foi Adilson. Pela esquerda, apesar de ter Júlio César, canhoto e especialista na posição, Luxemburgo prefere escalar o destro Pará, ex-Santos. Até por isso, o coringa do pofexô foi escalado algumas vezes pela direita, quando Edilson e Gabriel estavam no departamento médico.

Júlio César anda tão sem moral com Luxa que mesmo quando Pará esteve impossibilitado de jogar, ele escalou Anderson Pico, que também é destro. Salvo alguma contusão séria, ele foi muito bem no Goiás e no Fluminense antes de chegar ao Grêmio. Ainda que tenha deixado a desejar em suas passagens por Flamengo e Cruzeiro, trata-se de um jogador com bons recursos ofensivos para não ficar nem no banco de reservas. Luxemburgo escalou três zagueiros algumas vezes nesse campeonato, quando optou por essa formação, utilizou bastante Vilson, Tony e um pouco menos Saimon. Todos sabem que o treinador carioca não gosta muito de atuar dessa forma, por isso, sua defesa titular é formada por Gilberto Silva e Werley. O volante campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002 vem jogando bem como zagueiro. Em alguns jogos chegou a atuar de volante, principalmente quando o treinador não pôde contar com Fernando ou escalou três zagueiros.

Quando Werley não podia atuar, seja por suspensão, contusão ou opção do treinador, o escolhido para formar a dupla de zaga com Gilberto Silva na maioria das vezes foi Naldo. Ele se destacou nas duas últimas temporadas com a Ponte Preta e com o Cruzeiro e chegou ao clube gaúcho no começo deste ano de 2012.
A dupla de volantes titular absoluta é formada por Fernando e Souza, ambos são marcadores viris que possuem boas qualidades ofensivas, principalmente o ex-vascaíno. Fernando é cria da base gremista, titular absoluto na seleção Sub-20, o jogador de 20 anos é muito bom e certamente vai figurar na Seleção principal em breve. Com a chegada de Elano, Marco Antônio perdeu o posto de titular e atualmente é dos dos reservas mais utilizados por Luxemburgo. Também pudera, o ex-santista chegou e vem jogando muita bola, sendo destaque nas assistências, nas cobranças de falta e até mesmo na finalização! Léo Gago foi escalado algumas vezes fazendo a função de meia, ele que se sai melhor como segundo volante, de frente para o gol, até porque sua melhor qualidade é o chute potente. 

Mas isso só aconteceu enquanto Zé Roberto, outro importante reforço do Grêmio, estava em processo de adaptação ao time e sendo preparado para assumir a função de camisa 10. Hoje, Elano e Zé são titulares e muito importantes para as pretensões do Grêmio nesse campeonato. No começo do ano o Grêmio conseguiu o empréstimo do argentino Facundo Bertoglio, o jogador descendente de italianos foi muito bem com a camisa do modesto Colón. Seus golaços e jogadas individuais chamaram atenção do Dynamo de Kiev, porém, no clube ucraniano não foi nem sombra daquele jogador que destroçava pelo clube de Santa Fé. Até por isso os dirigentes do maior time da Ucrânia o liberaram para o clube brasileiro. Mas infelizmente  não vingou por aqui, nem chegou a ser utilizado por Luxemburgo e já retornou ao país do leste europeu. Outra boa opção no meio-campo gremista é Marquinhos, aquele mesmo que já rodou por diversos clubes do futebol brasileiro, fazendo relativo sucesso na maioria deles.

O garoto Rondinelly, revelado no futebol goiano, chegou neste ano como boa aposta. Aos poucos, Luxa vai inserindo o garoto, que tem entrado bem no decorrer dos jogos. O ataque é formado por Kleber "Gladiador" e Marcelo Moreno. O atacante da seleção boliviana demorou um pouco em sua readaptação ao futebol brasileiro. Agora que isso aconteceu, é importantíssimo para o Tricolor gaúcho, que depende de seus gols. Kleber continua o mesmo, leva muitos cartões amarelos, vai expulso muitas vezes. Mas quando se concentra apenas em jogar bola é um atacante de respeito. Quando um deles não pode jogar, o reserva mais utilizado entra. Ele se chama André Lima, que quando entra jogando não consegue render bem, mas quando entra no decorrer dos jogos quase sempre acaba fazendo gols importantes. Outra boa opção vem da base gremista, o velocista Leandro vai bem quando seus serviços são requisitados. Contudo, o Grêmio manteve-se desde o começo entre os quatro melhores do campeonato.

Portanto, com certeza é um dos postulantes ao título, ao que tudo indica, a briga com Atlético Mineiro e Fluminense será ferrenha até o fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário