quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Newcastle - Casa de Franceses



Gabriel Obertan, Yohan Cabaye, Hatem Ben Arfa e Sylvain Marveaux por lá já estavam.  Para o início da atual temporada chegou Romain Amalfitano.  No meio da temporada chegou Mathieu Debuchy. Quando parecia que a safra de franceses havia acabado, chegaram mais quatro! Mapou Yanga-Mbiwa, Massadio Haidara, Moussa Sissoko e Yoan Gouffran. Isso sem contar os africanos do time que também falam francês. São eles: Papiss Cissé (Senegal), Mehdi Abeid (Argélia), Cheick Tioté (Costa do Marfim) e Gael Bigirimana (República Democrática do Congo). 

E o futebol tem muitas e ricas histórias, esse esporte globaliza ainda mais o mundo. Romain Amalfitano é irmão mais novo de Morgan Amalfitano, que defende o Olympique de Marselha, muito bem, por sinal. Após se destacar na segunda divisão pelo Reims, Romain recebeu essa chance no futebol inglês. Moussa Sissoko é um dos irmãos mais novos de Mohamed “Momo” Sissoko, aquele mesmo que passou por Valencia, Liverpool e Juventus, atualmente está no Paris Saint-Germain. Momo ganhou notoriedade não só pelo bom futebol que joga, como também por uma decisão polêmica que tomou em sua vida.

Nascido na França, ele optou por defender o país de onde vieram seus pais, no caso o Mali, nação africana. Decisão de personalidade e muita coragem, geralmente os descendentes de africanos acabam optando por defender os Bleus. Moussa nunca demonstrou sentir o peso de ter um irmão famoso. Pelo contrário, vem jogando muito no Toulouse há uns três anos e já merecia uma transferência desse porte. Ao contrário de Momo, preferiu defender a França. Eles têm outro irmão que também é jogador, Abdoulwahid (Abdoul para os íntimos) Sissoko. Ele foi formado nas categorias de base do Troyes, modesto clube francês que está na zona de rebaixamento da Ligue 1 na temporada vigente. 

Na temporada 2010/2011 conseguiu uma boa transferência para a Udinese, da Itália. Está emprestado ao Brest, que hoje ocupa a 14º posição na primeira divisão francesa. Voltando ao Newcastle, não dá para entender como um time pode cair tanto de rendimento. Afinal, a quinta posição na temporada passada depois de retornar da segunda divisão foi maravilhosa. Quando os Magpies perderam Demba Ba, falaram que metade do time tinha ido embora. Imaginei que fosse força de expressão! Papiss Cissé sente falta de seu conterrâneo e companheiro de ataque. Juntos marcaram 29 gols na temporada passada, e olha que Cissé chegou apenas na metade da competição!!!

Na atual temporada Cissé marcou apenas 4 gols, enquanto Ba vem mantendo seu faro apurado, tem 14 gols, terceiro na tábua de artilharia, perdendo para Robin van Persie e Luis Suárez, que marcaram respectivamente 18 e 16 gols até aqui. Se pensarmos que o Newcastle não perdeu ninguém e ainda se reforçou super bem para manter-se entre os maiores, fica ainda mais estranha essa má fase. Enfim, veremos se todos esses jogadores que chegaram vão alavancar esse potente clube ao lugar que merece. Com uma torcida fervorosa e apaixonada como aquela, não dá para pensar diferente!

Um comentário: